Primeiro foi o Sparrow, popular cliente de email para plataformas da Apple. Agora, o Google comprou a Nik Software, desenvolvedora alemã especializada em aplicativos e plugins de edição fotográfica, por uma quantia não revelada.

A Nik Software produz um punhado de aplicativos e plugins, mas foi com o Snapseed, para iOS e com versões também para Windows e OS X, que ela ficou mais conhecida pelo grande público. O app foi eleito pela Apple o melhor do iPad em 2011. Uma versão para Android foi demonstrada no começo do ano, mas até agora ela não deu o ar da graça. A aquisição pode acelerar esse lançamento, mas o foco do Google é a sua rede social, o Google+.



Fontes próximas revelaram que a equipe responsável pelo Snapseed, que parece ter sido o grande motivador da investida do Google, será realocada para Mountain View e trabalhará no Google+ para aperfeiçoar as capacidades de edição de fotos do app móvel. Com filtros e diversos retoques, o Snapseed oferece um rol de ferramentas tão ou até melhor que a do Instagram, embora não seja uma rede social, ou não tenha a mesma popularidade — são 9 milhões de usuários de um app que custa US$ 4,99; recentemente o (gratuito) Instagram bateu a marca dos 80 milhões.

A estratégia se assemelha um pouco à do Picnik, outro editor de fotos, esse web, comprado pelo Google. Suas funcionalidades foram absorvidas pelo Google+ e o site deixou de existir — essa última parte, embora ninguém tenha comentado, não deve ocorrer com o Snapseed em um primeiro momento. E a aquisição, logo na sequência da do Sparrow, mostra uma possível tendência nascendo: a da compra de grandes sucessos do concorrente iOS pelo Google. Não dá para saber exatamente qual a intenção da empresa com isso, mas pode ser algo interessante. [Vic Gundotra via The Verge]