_Google

Google compra Bump e seu jeito simples de compartilhar dados entre smartphones

O Google comprou o Bump, uma empresa que desenvolveu uma tecnologia de compartilhamento de dados entre dispositivos apenas ao esbarrar um aparelho no outro. O anúncio foi feito no blog oficial do Bump. Apesar de lembrar bastante, o Bump não usa NFC. A descrição do funcionamento da tecnologia vem do FAQ do Bump: “Existem duas […]

O Google comprou o Bump, uma empresa que desenvolveu uma tecnologia de compartilhamento de dados entre dispositivos apenas ao esbarrar um aparelho no outro. O anúncio foi feito no blog oficial do Bump.

Apesar de lembrar bastante, o Bump não usa NFC. A descrição do funcionamento da tecnologia vem do FAQ do Bump:

“Existem duas partes do Bump: o app rodando no seu dispositivo e um algoritmo inteligente rodando nos nossos servidores na nuvem. O app no seu smartphone usa os sensores para literalmente ‘sentir’ o esbarrão, e envia a informação para a nuvem. O algoritmo percebe o esbarrão dos smartphones ao redor do mundo e pareia os aparelhos que sentiram o mesmo esbarrão. Então nós enviamos a informação para cada um dos smartphones.”

É, portanto, uma solução similar ao NFC sem a necessidade da compatibilidade com NFC – por isso ele roda no iPhone, que não tem NFC. O Bump também funciona em computadores – você pode trocar dados entre smartphone e PC ao esbarrar o dispositivo na barra de espaço do seu teclado. Ele é compatível com iOS e Android. A tecnologia também roda no Flock, um app de compartilhamento de imagens.

Valores da negociação não foram divulgados, mas um post feito no blog oficial do Bump assinado pelo CEO da empresa, David Lieb, garante que tanto o app original do Bump quanto o Flock continuarão funcionando. Resta saber quais são os planos do Google para a tecnologia. Seria bem interessante ver algo assim incorporado ao Android puro ou a apps do Google –  facilitaria bastante o compartilhamento de dados entre os diversos tipos de aparelhos que existem por aí. [Bump via The Verge]

Sair da versão mobile