Ainda no topo como maior rede social brasileira, mas assistindo ao crescimento vertiginoso do Facebook, o Orkut recebeu hoje algumas sutis mudanças em seu layout para, como disse o próprio Google, “deixá-lo ainda mais bonito”. A mudança envolve basicamente a adição de cinco barras no topo da página para facilitar a navegação que, diga-se de passagem, ficou mais complexa depois da mudança de design.

Na página inicial, agora cinco abas diminuem os caminhos para caminhar pela rede. Dividos entre “home”, “profile”, “with me”, “communities” e “themes”, cada um deles é autoexplicativo: o primeiro mostra sua página inicial, o segundo mostra seu perfil, o terceiro abre sua página de recados e a quarta carrega suas comunidades – uma das maiores reclamações do novo layout do Orkut era a complexidade maior para abri-las. A quinta aba mostra as opções de edição de sua página do Orkut, a grande aposta do Google para chamar a atenção do público que anda ausente, com mudança de cores e temas trabalhados, quase todos voltados para crianças e adolescentes. Ei, pelo menos dá para mudar o irritante fundo azul bebê, certo?

O Google tenta assim dar uma chacoalhada no Orkut, que mesmo depois de sua mudança de layout, vem perdendo cada vez mais usuários brasileiros que estão migrando para o Facebook e suas colheitas no FarmVille. O fenômeno de Mark Zuckerberg deverá passar o Orkut na Índia, único país além do Brasil que usa o Orkut seriamente, em pouco tempo. E a verdadeira dúvida que resta é: o Google continuará investindo no Orkut, uma rede social que já foi rejeitada pelos americanos e europeus e tem uma interface antiga, ou investirá em uma nova rede, o Google Me? [Orkut Blog via Info]