Em novembro do ano passado, o Google anunciou a chegada do aplicativo Datally. Trata-se de um aplicativo para gerenciar a franquia de internet no Android e evitar aquelas mensagens desagradáveis: “Você já atingiu 80% da sua franquia”.

• Tudo está virando um app: Google Datally dá uma mãozinha para economizar 4G
• Capitais do Brasil vão ter 4G melhor com liberação da faixa de 700 MHz



O aplicativo mostra o seu consumo de dados diário, semanal ou mensal e ajuda a controlar o acesso à internet de cada aplicativo. Dá até para limitar quais apps podem ou não usar a internet e conferir em tempo real se eles estão consumindo dados demais.

A partir de agora, será possível criar uma “reserva de emergência” para evitar de ficar sem internet em momentos importantes – imagine não ter conexão para pedir um Uber para voltar para casa ou avisar algum parente que está tudo bem.

O funcionamento é simples: você adiciona quanto gostaria de reservar e qual é o seu saldo de dados atual, dentro do menu “Dados de urgência”. Ao atingir o limite, o Datally impedirá que os aplicativos utilizem a internet. Quando for necessário utilizar, é só ajustar o balanço no app.

Outra funcionalidade dessa atualização é o “Modo Noite”, que impede que aplicativos utilizem dados da sua internet móvel durante a noite. Ao ativá-lo, é preciso definir a partir de que horas o consumo precisa ser bloqueado e quando deve ser liberado.

O Datally está disponível na Play Store e funciona em smartphones com Android 5.0 Lollipop e superiores.

[Google]