O Google Developer Day, aquele encontro bacana com mais de mil pessoas prezando por uma internet melhor tanto na web quanto nos smartphones, aconteceu hoje em São Paulo. E o foco dessa edição foi mostrar as evoluções do HTML5 e de como ele é a próxima grande plataforma da internet como nós conhecemos. Em outras palavras, façam seus experimentos e desenvolvam em HTML5, suplicou o Google.

O argumento principal de Mario Queiroz, vice-presidente de produtos do Google, é a evolução monstruosa da plataforma. Se levarmos em consideração que ela tem apenas 18 meses de idade e que vem para substituir um formato que está na internet desde 1997, é interessante constatar que todos os navegadores já têm suporte ao sistema. Segundo Queiroz, as novas funções do HTML5 ajudarão em aplicativos tanto no desktop quanto nos smartphones. 

Um dos caminhos será a criação da Chrome Store, uma loja de aplicativos para o browser do Google. A ideia é misturar apps da web com apps de Android num só local – esperamos que ele seja mais organizado que o Android Market, claro. E o interesse do Google por aqui é grande, já que somos o segundo país que mais usa o Chrome no mundo – o browser já tem mais de 70 milhões de usuários.

E se você não foi ao evento, o jeito é esperar 2011 – ou ir para Munique, Moscou ou Praga, as próximas paradas do Google para conversar com desenvolvedores. [Google Developer Day via G1 e Terra; foto por Laura Brentano]