Se você usa o sistema Android ou costuma usar o app do Google, sabe que são exibidas algumas recomendações de notícias baseadas no seu interesse em uma seção chamada de Google Discover. Na última atualização do recurso, noticiada nesta terça-feira (17) pelo Engadget, o usuário poderá denunciar algum conteúdo que considerar inconveniente.

A opção, que está disponível na versão 10.99 ou posterior do app do Google, é acessada dando um toque em um menu sinalizado com três pontos abaixo de cada notícia. Ao tocar lá, você verá opções como compartilhar, ocultar a história, gerenciar interesses e denunciar conteúdo.

Neste última opção, o usuário terá como alternativas selecionar se um conteúdo é “enganoso ou sensacionalista”, “violento ou repulsivo”, “abusivo ou com incitação ao ódio” e “outro”. O ponto negativo é que em “outro” você não consegue descrever o que está acontecendo.

Pode parecer uma função pouco importante, mas ela pode ajudar o nível de recomendações que aparece para os usuários. Apesar de o Google possibilitar enviar algum tipo de feedback, é a primeira vez tem algo mais estruturado de denúncia sobre qualidade de conteúdo.

Na minha experiência como usuário, o Google Discover costuma mostrar notícias relevantes, mas sempre tem notícias esquisitas e sensacionalistas. Lembro-me de uma que era “Cantora Ludmila descobre câncer, faz novos exames e revela real estado de saúde”. Quando você clicava na notícia era sobre uma cantora gospel chamada Ludmila Ferber, falando sobre sua luta contra a doença, e não a cantora carioca.

Enfim, quem sabe assim a ferramenta não melhora e evita clickbaits ou notícias enganosas.

[Engadget]