_Android

Google divulga os primeiros recursos que virão com Android 13

Sistema terá novas opções de tema, suporte multilinguagem, além de mais recursos de segurança.

O Google disponibilizou para desenvolvedores as primeiras imagens do Android 13, o mais novo sistema operacional da empresa. Ele deverá ser lançado oficialmente até dezembro de 2022.

A nova versão promete trazer mais opções de temas, recursos de privacidade atualizados, bem como novos controles de idioma.

Vale destacar que essa prévia do sistema é de uma versão não finalizada e destinada a desenvolvedores, podendo ser diferente daquela que será apresentada futuramente aos usuários finais.

Ícones dinâmicos

Entre as novidades está a expansão dos “ícones de aplicativos temáticos” para todos os apps – não apenas aos do Google -, o que permitirá que eles herdem a coloração do papel de parede escolhido pelo usuário.

Porém, para funcionar, os desenvolvedores terão que fornecer um ícone de aplicativo monocromático compatível.

O recurso deverá chegar primeiro aos dispositivos Pixel, mas o Google afirma que já está trabalhando com outras fabricantes para a oferta da novidade em outros aparelhos.

Configurações rápidas

O Google também está trabalhando em uma nova caixa de diálogo para facilitar o acesso às configurações rápidas do sistema.

A ideia é que os aplicativos compatíveis permitirão que o usuário adicione diretamente um bloco personalizado ao conjunto de configurações rápidas em apenas uma etapa, sem sair do app. Isso evita ter que acessar as configurações rápidas para adicionar o bloco.

O Android 13 também deverá vir com um recurso para melhorar a experiência de usuários que usam múltiplos idiomas no sistema, dependendo do aplicativo utilizado. Dessa forma, será possível selecionar um idioma para um determinado aplicativo, mesmo que ele seja diferente do sistema operacional.

Privacidade e segurança

O novo Android também terá ajustes que lidam com as permissões de segurança.

Um novo seletor permitirá que os usuários compartilhem fotos e vídeos com um aplicativo sem que ele precise de permissão para ver todas os arquivos que o usuário tem no dispositivo. Eventualmente, esse recurso deverá ser adicionado pelo Google aos aparelhos Android 11 ou superior.

É esperado ainda uma nova atualização Wi-Fi que permitirá a conexão com pontos de conectividade sem precisar de permissões de localização.

Android 13 finalizado

A expectativa é que uma prévia do novo sistema deverá ser liberada para os desenvolvedores ao longo de fevereiro e março deste ano, com a versão beta estando pronta por volta de abril.

A versão estável do Android 13 deverá ser divulgada em junho ou julho, mas o lançamento oficial ocorre só no final do ano.

Sair da versão mobile