_Android

Google diz que há 100 milhões de smartphones Android Go ativos

Google anuncia que Android Go, versão de sua plataforma para smartphones simples, chegou a 100 milhões de unidades em todo o mundo.

Nokia 1.3 tem Android Go Edition. Crédito: Reprodução/YouTube

Nokia 1.3 tem Android Go Edition. Crédito: Reprodução/YouTube

O Android Go é uma versão leve do Android para smartphones simples, e os primeiros aparelhos com ele chegaram ao Brasil em 2018. Passados quase dois anos, o Google anunciou nesta quinta-feira (19) que, no mundo, há 100 milhões de smartphones com sua plataforma móvel simplificada.

Caso você não se lembre, o Android Go foi pensado para dispositivos baratos, com memória RAM até 1 GB e armazenamento que começa em 8 GB. Além de uma versão customizada e leve do Android, ele ainda conta com apps da família Go, que ocupam menos espaço de armazenamento. Tem, por exemplo, o YouTube Go, Maps Go e o Files, que era chamado Files Go, mas o Google resolveu mudar de nome no meio do caminho.

O Google diz existem mais de 1.600 aparelhos com Android Go, espalhados em 180 países ao redor do mundo, o que inclui o Brasil. Por aqui, marcas como Positivo, Alcatel, Motorola, Multilaser e Samsung lançaram dispositivos com a plataforma, a maioria deles com preços que variavam entre R$ 399 e R$ 899 no lançamento.

Como as configurações dos aparelhos não são das mais sofisticadas, o Google, ao anunciar o marco de 100 milhões, também avisou que agora tem um app de câmera para esses telefones chamado Camera Go.

Segundo Arpit Midha, gerente de produto do Android Go Edition, o recurso foi o mais pedido entre os usuários. Então, por ora, o app será lançado no Nokia 1.3, anunciado pela HMD Global durante esta quinta-feira (19), juntamente com sua volta ao mercado brasileiro.

O Camera Go não deve contar com todos os recursos do app de câmera do Google presente nos Pixel. No entanto, a empresa fez questão de ressaltar que ele tirará boas fotos no modo retrato. O primeiro aparelho com o app é o dispositivo da Nokia, mas outros aparelhos deverão receber o software.

Sair da versão mobile