O Google Docs recebeu uma grande atualização, com melhoras na colaboração em diversos produtos. Isto significa mudanças em tempo real, caractere por caractere para até 50 colaboradores. E não só para o editor de texto.

As planilhas também receberam uma atualização, com uma nova função de autopreenchimento e a função de arrastar e soltar colunas, além de estarem bem mais rápidas. O Google também lançou o novo editor de Desenhos, onde você pode desenhar e baixar imagens (também com até 50 colaboradores) para depois copiar e colar em outros documentos do Google Docs ou publicar na web.

Também chegou uma nova função de chat para todos os produtos do Google Docs, que permite discutir um documento com os outros colaboradores em uma barra lateral na parte direita da tela.

Para ativar a nova versão das planilhas, abra uma Google Spreadsheet e clique no link "Nova versão" no topo da página. Para usar a nova versão do editor de texto, abra o Google Docs e vá em Configurações, Configurações – Docs, clique na aba Edição e selecione "Crie novos documentos de texto usando a versão mais atual do editor de documentos". Os próximos textos que você criar estarão na nova versão.

Hoje, o Google Docs já basta para muita gente, mas à medida que a Microsoft integra seus produtos cada vez mais com a "nuvem", vai ser interessante ver como o Office e o Google Docs convergem. Por enquanto, o novo Google Docs já fez um grande passo adiante. Especialmente se você adora desenhar com mais 49 amigos. [Google via Mashable; imagem via Lifehacker]