Google Drive: Gemini pode “assistir” e resumir vídeos para você

Recurso está disponível apenas para conteúdos em língua inglesa, mas deve receber suporte para mais idiomas em breve
Google Drive: Gemini pode "assistir" e resumir vídeos para você
Imagem: Unsplash/Reprodução

Recentemente, o Gemini ganhou a capacidade de resumir arquivos em PDF armazenados no Google Drive. E agora, a funcionalidade foi estendida também para vídeos. Com isso, será possível obter informações relevantes sobre o conteúdo sem necessariamente ter que assisti-lo.

Como funciona esse recurso do Gemini no Google Drive

banner

A funcionalidade alimentada por inteligência artificial (IA) oferece uma interface muito semelhante aos chatbots tradicionais. Ou seja, isso significa que os usuários serão capazes de fazer requisições de textos e solicitar insights ou informações específicas sobre o material.

Os vídeos contêm uma riqueza de informações, mas assisti-los novamente pode ser demorado. Com esta atualização, os usuários podem aproveitar o Gemini para obter o que precisam de seus vídeos com muito mais rapidez“, disse o Google em comunicado.

Para funcionar corretamente, a função exige que as legendas automáticas — recurso recém-introduzido ao Drive — estejam devidamente ativadas. Segundo o Google, será possível solicitar resumos ou listar os principais destaques sobre os assuntos abordados durante o vídeo.

Neste momento, o recurso está disponível apenas em língua inglesa para usuários do Google Workspace e do Google One AI Premium. Além disso, a ferramenta pode ser acessada pelos assinantes dos serviços Gemini Business e Gemini Enterprise.

Dessa forma, o Google segue trabalhando para integrar inteligência artificial aos seus principais produtos e sair na frente das empresas concorrentes. Após desenvolver um chatbot conversacional potente, a big tech começou a introduzir a tecnologia ao seu serviço de busca e também ao sistema Android. E deve seguir aprimorando as ferramentas de IA que já foram disponibilizadas para os usuários.

Pessoas que resgatam animais abandonados ou maltratados têm maior risco de problemas de saúde mental

Pesquisa detecta alta presença da bactéria patogênica em carne de frango e queijos no Brasil

Workspace é prioridade

O Workspace é uma das principais prioridades da empresa, que acredita que pode transformar a experiência e garantir maior produtividade para seus usuários com os recursos alimentados por IA. Durante o Google I/O deste ano, ocorrido na semana passada, a empresa anunciou novidades baseadas na tecnologia também para o Google Meet.

Assim, a plataforma de videoconferências agora é capaz de traduzir um diálogo entre duas pessoas falantes de idiomas diferentes em tempo real. Por enquanto, os únicos idiomas suportados são inglês e espanhol, mas a expectativa é que mais línguas sejam suportadas dentro dos próximos meses.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas