Agora que o Google Drive está finalmente entre nós e você pode usá-lo, a primeira questão a ser resolvida é simples: ele é melhor que o serviço de armazenamento na nuvem que você já usa (ou talvez esteja considerando usar)? Ainda não tivemos tempo para compará-lo na prática à concorrência, mas já é possível ver, no papel, qual opção oferece as melhores características.

A tabela abaixo compara recursos, preços e destaques das melhores opções em armazenamento na nuvem do momento. O Dropbox é o paradigma e todos eles têm algo especial/interessante a oferecer:

Tabela comparativa de armazenamento na nuvem.

Tabela comparativa de armazenamento na nuvem. (Clique para ampliar)

* Por tempo limitado, quem tinha arquivos hospedados no SkyDrive até 22/4 poderá fazer o upgrade gratuito para 25 GB nesta página.
** Apps desktop só estão disponíveis nos planos pagos.

O SkyDrive é atualmente a melhor opção custo/benefício, oferecendo 25 GB gratuitos (com o truque citado) e a opção de upgrade mais em conta — no total, chega-se a 45 GB por US$ 10/ano.

O iCloud se destaca pela integração profunda e harmoniosa com o iOS para o backup de informações vitais. Por outro lado, o Google Drive oferece mais flexibilidade na forma com que você acessa e gerencia seu espaço.

O Dropbox é o que está presente em mais plataformas, seguido do Box, mas nenhum dos dois oferece o mesmo nível de colaboração do Google Drive.

No geral, o Google Drive ocupa um bom espaço entre custo e flexibilidade. Não é a opção mais barata ou completa, mas ele parece cobrir os maiores anseios das pessoas. Veremos como ele se comporta na prática em breve. Por ora, diga-nos você: qual parece ser o melhor serviço?