
Google Earth faz 20 anos e disponibiliza imagens históricas de cidades
Celebrando seus 20 anos de existência, o Google Earth está disponibilizando uma nova opção onde é possível visualizar imagens históricas de vários locais do planeta. A ferramenta estava disponível anteriormente no Street View, mas agora está chegando também ao serviço.
Agora, é possível alternar entre imagens do presente e do passado para conferir as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Com isso, o usuário pode acompanhar o crescimento de zonas urbanas, além da redução de áreas verdes ao longo tempo. A novidade é que será possível visualizar conteúdos em perspectiva de pedestre.
Ao entrar na plataforma pode ser um pouco difícil definir por onde começar, mas a gigante das buscas oferece algumas sugestões interessantes como ponto de partida. É possível, por exemplo, conferir o contraste da Berlim atual com a do ano de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.
“Comemoramos este aniversário marcante trazendo imagens históricas do Street View para o Google Earth. Agora você pode explorar as maravilhas do planeta de ainda mais pontos de vista, seja de cima ou do nível da rua”, disse Yael Maguire, vice-presidente e gerente geral de Google Maps e Earth.
Para usar a novidade recém-lançada pela gigante da tecnologia, basta selecionar a nova ferramenta “Exibir imagens históricas” localizada na barra de recursos exibidos no topo da tela. Depois disso, é só selecionar uma localidade e navegar pela linha do tempo que aparece em azul na parte superior da página. Confira o vídeo comemorativo do Google Earth:
20 anos de Google Earth
Lançado originalmente em 2005, o Google Earth foi rapidamente adotado por milhões de usuários globalmente. De acordo com informações do Google, a plataforma viralizou e registrou 100 milhões de downloads somente na primeira semana.
No último ano, por exemplo, a plataforma foi utilizada para pesquisas mais de 2 bilhões de vezes. Além disso, ao longo das últimas duas décadas, o serviço recebeu uma série de recursos úteis, que aumentou ainda mais sua utilidade e a tendência é que as atualizações com novas funções continuem.