O Google divulgou um relatório para mostrar quantos links por mês a gigante das buscas elimina dos resultados devido a queixas de violação de copyright, e são muitos: 1,2 milhão por mês. Isto vem de 1.300 detentores de direitos autorais, que miram em 24.000 sites.

O mais interessante é que, de acordo com o Google, “hoje em dia não é incomum para nós receber mais de 250.000 pedidos por semana, o que é mais do que donos de copyright nos pediram para remover durante todo o ano de 2009″.

De acordo com as estatísticas do Google para o último ano, os donos de copyright que mais pedem remoção de links incluem principalmente a indústria da música (gravadoras, RIAA, BPI) e empresas de pornografia. No entanto, lideram na lista a Microsoft e a NBC Universal.

Os domínios mais afetados pela remoção de links, é claro, oferecem pirataria: são sites de torrent e de compartilhamento de arquivos, como Filestube e 4shared. O relatório completo segue no link a seguir: [Copyright Removal Requests via Official Google Blog via GigaOM]