A InformationWeek descobriu que o Google está testando um “dispositivo de próxima geração para comunicação pessoal”. Ele está nas mãos de 102 funcionários do Google, e deve chegar a mais 600. O que será?

O Google pediu à FCC (espécie de Anatel americana) para estender o período de testes deste dispositivo até agosto. No documento, a empresa revela algumas características deste aparelho secreto: ele é móvel, tem Wi-Fi, Bluetooth, GPS e pode ser desativado remotamente. O Google diz que, após os testes, o aparelho será enviado à FCC para aprovação em agosto.

O que pode ser? Provavelmente não são os óculos do Google: eles ainda estão na fase de protótipo, não devem estar prontos em três meses. E talvez não seja o Google Tablet: ele deve ser anunciado este mês e distribuído de graça na Google I/O – a empresa não poderia oferecer dispositivos que a FCC não aprovou.

A InformationWeek especula que pode se tratar de um novo Google Phone, ou um dispositivo de streaming para música e vídeo. Esta segunda hipótese faz sentido: a empresa disse à FCC que vai examinar “os efeitos de maior carregamento de conteúdo via streaming e usos especiais de funcionalidade e latência”. Ou seja, parece que o Google tem mais uma surpresinha em hardware para este ano – e até agosto provavelmente saberemos qual. [InformationWeek via The Verge]

Foto por spanaut/Flickr