Parece que o Google vai colocar uma soma de dez dígitos no sonho da internet espacial de Elon Musk. Tanto o The Information quanto o The Wall Street Journal relatam que o gigante das buscas está preparando um investimento de US$ 1 bilhão na iniciativa recentemente revelada da SpaceX de oferecer um serviço global de internet através de pequenos satélites. É uma idéia maluca que pode simplesmente funcionar.

>>> Google quer usar balões para cobrir o mundo em Wi-Fi
>>> Os primeiros passos do Projeto Loon no Brasil, que leva internet via balões do Google

Musk recentemente revelou alguns detalhes sobre o projeto de internet espacial ainda sem nome para a Bloomberg. Uma equipe de cerca de 50 funcionários do novo escritório da SpaceX em Seattle está trabalhando em um projeto que iria usar cerca de 700 pequenos satélites para fornecer acesso à internet para todo o planeta, com um forte foco em áreas rurais e em desenvolvimento. A SpaceX se recusou a comentar sobre os planos e o investimento do Google em um e-mail ao Gizmodo.

É uma ideia bastante popular e ambiciosa, na qual outros bilionários, como Richard Branson e Mark Zuckerberg, também estão investindo somas consideráveis. (Branson gosta da idéia de satélites, Enquanto Zuck está considerando uma abordagem focada em drones.) O próprio Google tem pensado nos últimos anos na construção de uma internet espacial transmitida por balões, embora a maioria das pessoas ache que o chamado Projeto Loon é um pouco lunático — ou que os balões são OVNIs.

>>> A Nova Zelândia confundiu um balão do Projeto Loon do Google com um avião caindo

Então… Quem será o primeiro bilionário para construir uma internet espacial?! Uma pergunta melhor: quem, há dez anos, teria acreditado que nós estaríamos fazendo essa pergunta em 2015? Não foi esse cara. [WSJThe Information via Gizmodo ES]