A pandemia do novo coronavírus fez com que o Google cancelasse sua conferência anual de desenvolvedores, mas mesmo assim a companhia tem um grande evento de Android planejado para este trimestre.

Em um novo vídeo no canal oficial do Android Developers no YouTube, o Google postou um teaser para seu Android 11 Beta Launch Show programado para acontecer online no dia 3 de junho.

Depois de uma série de prévias do Android 11 exclusivas para desenvolvedores, o próximo evento do Google pretende celebrar o lançamento da versão beta pública da nova versão do seu sistema, sinalizando que estamos nos aproximando de um lançamento oficial do Android 11, provavelmente no final deste ano.

As duas versões anteriores do Android (Android 9 Pie e Android 10) tiveram lançamentos oficiais em agosto. Os transtornos causados pelo COVID-19 poderia atrasar um pouco essa data, mas parece que a companhia está nos trilhos para repetir a programação dos anos passados.

Baseado no vídeo do Google, parece que o famoso ator do Star Trek, George Takei, pode estar envolvido na organização do evento. A companhia prometeu novidades relacionadas a novos recursos, segurança, conectividade, segurança e um “monte de outras coisas que ainda não estamos prontos para contar”.

A partir do que vimos das prévias atuais do Android 11, alguns dos recursos que devem chegar são a gravação de tela nativa, um histórico de notificações que mostraria alertas descartados, maior sensibilidade ao toque e até mesmo a capacidade de habilitar o modo avião sem desligar o Bluetooth (algo que muitas pessoas pedem há bastante tempo).

Para vermos todas as novidades, teremos que esperar até 3 de junho.

Seguindo o que vimos no atual Android 11 Preview Builds, alguns dos novos recursos que chegam ao Android 11 incluem gravação de tela nativa, um novo log de histórico de notificações que mostra alertas previamente descartados, maior sensibilidade ao toque e até mesmo a capacidade de habilitar o modo avião sem desligar o Bluetooth (algo que muitas pessoas pedem há bastante tempo). Mas, para a descrição completa das novas funcionalidades, teremos que esperar até 3 de junho.

Em um rumor relacionado ao Android que poderia ser um tópico importante durante o evento, o pessoal do 9to5Google afirma que o Google está planejando rebatizar o Android TV como Google TV. A ideia seria ampliar o apelo da plataforma para aqueles menos familiarizados com o ecossistema Android.

É uma decisão bastante lógica, e ecoa a estratégia que o Google tem usado em outros produtos como o Android Messages (que agora é apenas Messages), Android Pay (que se tornou o Google Pay), e o Android Market (que se tornou a Google Play Store).

E, de certa forma, o rebranding do Android TV como a Google TV é um retorno às origens, pois esse era o nome da plataforma original de 2010, quando o Google fez uma parceria com empresas como Sony e Logitech.

De qualquer forma, com o Google I/O cancelado para 2020, é bom ter pelo menos algo no calendário reservado para o Android 11, e com o evento a menos de um mês de distância, não vai demorar muito até termos novidades.