_Google

Google finalmente encontra um ótimo propósito para o CAPTCHA

Os captchas são as lombadas da Internet. Sua função vai pouco além de reduzir a velocidade dos usuários – não de bots, tá, só de pessoas. Mas agora o Google descobriu uma forma de usar esse texto psicodélico para uma forma diferente de verificação. Explicamos em detalhes que o ReCAPTCHA é a segunda geração do […]

Os captchas são as lombadas da Internet. Sua função vai pouco além de reduzir a velocidade dos usuários – não de bots, tá, só de pessoas. Mas agora o Google descobriu uma forma de usar esse texto psicodélico para uma forma diferente de verificação.

Explicamos em detalhes que o ReCAPTCHA é a segunda geração do Teste de Turing Público Completamente Automatizado para Diferenciar Humanos e Computadores, criado pela Universidade Carnegie Mellon e comprado pelo Google em 2009. A ideia é genial: o usuário digita duas palavras, mas basta apenas uma (com mancha) para obter sucesso. A outra palavra ajuda a refinar mecanismos de OCR, que transforma imagens em texto. Eis um exemplo bem aqui.

Ou seja, além de bloquear bots, o ReCAPTCHA também ajuda o Google a digitalizar textos. Eles geralmente só exibem desafios com texto.

Mas como vemos acima, o Google começou a usar imagens também. Por que todas elas parecem retiradas do Street View? Porque são, mesmo. De acordo com o Google,

Estamos rodando um experimento no qual caracteres de imagens do Street View estão aparecendo em CAPTCHAs. Nós extraímos dados como nomes de ruas e placas de trânsito de imagens do Street View para melhorar o Google Maps com informações úteis, como endereços e locais de empresas. Baseados nos dados e resultados dos testes ReCAPTCHA, nós determinaremos se usar estas imagens pode também ser uma forma efetiva de refinar ainda mais nossas ferramentas para combater abuso por bots e máquinas na internet.

Então basicamente o Google está usando crowd-sourcing para digitalizar termos do Street View. Na imagem acima, o ReCAPTCHA já sabe quais são as palavras com mancha: eles só querem sua ajuda para digitalizar as imagens. Isto substitui um serviço que seria mais caro e trabalhoso que se feito por computadores e algoritmos de imagem.

Não só isto fornece uma nova forma de combater spam e bots, ele também deixa o Google Maps mais preciso. O captcha é um mal necessário, então as duas partes – Google e usuário – saem ganhando. [TechCrunch – Imagem: Dirtbag / Blackhatworld]

Sair da versão mobile