_Google

Google Fotos desativa backup de imagens de WhatsApp e apps de mensagens

Se você usa o Google Fotos para fazer o backup das imagens que manda e recebe por apps de mensagens, como o WhatsApp, é melhor dar uma olhada nas configurações. O app desativou o upload de arquivos destas pastas para economizar recursos, na palavra da empresa. Mesmo assim, é possível reativar a sincronização. De acordo […]

Ícone do aplicativo Google Fotos

Foto: Sam Rutherford/Gizmodo

Se você usa o Google Fotos para fazer o backup das imagens que manda e recebe por apps de mensagens, como o WhatsApp, é melhor dar uma olhada nas configurações. O app desativou o upload de arquivos destas pastas para economizar recursos, na palavra da empresa. Mesmo assim, é possível reativar a sincronização.

De acordo com a página de suporte do serviço, o motivo da decisão é a pandemia. “Devido ao COVID-19, as pessoas estão compartilhando mais fotos e vídeos. Para economizar recursos de internet, o backup e a sincronização foram desativados para pastas de dispositivos criadas por aplicativos de mensagens como WhatsApp, Mensagens e Kik”, diz o post de uma funcionária do Google.

O backup de pastas do dispositivo geralmente não é ativado por padrão, mas o Google Fotos sugere essa opção quando um app cria uma nova pasta com imagens. Ao desativar discretamente essa sincronização, sem nem notificar, parece que a ideia do Google é diminuir a sobrecarga em sua nuvem.

O Google não é a primeira empresa a tomar uma decisão nesse sentido durante a pandemia. Netflix e Globoplay, por exemplo, também reduziram o uso de banda dos seus streamings para evitar uma sobrecarga na rede.

Apesar disso, o backup dessas pastas não foi desativado definitivamente nem está proibido — é possível reativá-lo nas configurações do app.

  1. Toque no sua imagem de usuário, no canto superior direito da interface, e escolha a opção Configurações do Google Fotos.
  2. Ao abrir o menu de configurações, toque em Backup e sincronização e depois Fazer backup das pastas do dispositivo.
  3. Aí então é só reativar as pastas que você deseja enviar backup para a nuvem do Google.

Como muita gente não está vendo seus amigos, familiares e colegas de trabalho, o envio de fotos e vídeos deve ter aumentado. Como consequência, o envio de arquivos para o Fotos também deve ter crescido.

Além disso, o WhatsApp salva por padrão todos os arquivos que recebe nas pastas do aparelho, então imagine o tanto de imagens de bom dia e memes que devem estar na nuvem do Google neste momento. Eu não deixo esta opção ativada justamente para evitar que meu Fotos vire uma bagunça. Talvez valha a pena pensar se você realmente precisa deste backup ou se é melhor mandar só as fotos que realmente interessam para a nuvem.

Sair da versão mobile