_Google

Google Fotos ganha nova interface com mapa para organizar e visualizar imagens e vídeos

O Google Fotos passou por uma grande reforma em sua interface. O serviço de backup e organização do Google para fotos e vídeos agora conta com um mapa para você visualizar seus cliques e destaca imagens antigas que ficaram boas (de acordo com a inteligência artificial, pelo menos). A nova interface do app agora tem […]

Imagens: Google

O Google Fotos passou por uma grande reforma em sua interface. O serviço de backup e organização do Google para fotos e vídeos agora conta com um mapa para você visualizar seus cliques e destaca imagens antigas que ficaram boas (de acordo com a inteligência artificial, pelo menos). A nova interface do app agora tem apenas três abas: Fotos, Busca e Biblioteca.

Fotos, como o nome já diz, mostra todas as suas fotos e vídeos. A diferença é que, agora, a parte de cima da lista tem alguns destaques, como imagens que estão fazendo aniversário e fotos recentes.

Também aparecem ali as Memórias — são aquelas bolinhas com imagens antigas, parecidas com os Stories do Instagram. As colagens e vídeos criados automaticamente, que antes apareciam como sugestões na aba Para Você (que foi removida) agora são exibidos nas Memórias também.

Na lista de imagens, fotos que a inteligência artificial acha mais interessantes aparecem em um tamanho maior.

A aba de Busca, como o nome sugere, ajuda você a encontrar as fotos que procura. E além de poder digitar um termo e ver o que ele traz de volta, há vários recursos de organização automática, como pessoas e animais de estimação.

A grande novidade é que agora os lugares são exibidos em um mapa. Assim, fica mais fácil encontrar fotos daquela viagem que você fez, por exemplo, ou mesmo tiradas em um restaurante ou na casa de um amigo. O recurso de localização da câmera precisa estar ativado, porém, para que os arquivos tenham os metadados dos lugares onde foram capturados.

Além disso, o Google também colocou uma seção Coisas, que mostra itens como comida, animais, aniversários, etc. Se você embarcou na culinária durante a quarentena, por exemplo, é possível que todas as suas fotos de pão estejam ali.

Por fim, a Biblioteca é uma abordagem mais tradicional do que você poderia esperar de um app de galeria de fotos. Tem o Arquivo, a Lixeira, os álbuns e pastas, imagens que você marcou como favoritas, etc. Também tem algumas utilidades, como um recurso para escanear fotos impressas e uma ferramenta para criar animações.

O app também ganhou, na lateral esquerda, um botão de conversa para você ver imagens que compartilhou. Vamos fazer de conta que isso é realmente útil e que você não vai preferir mandar as fotos para seus amigos pelo WhatsApp mesmo ou então compartilhar no Instagram.

Além de tudo isso, o Google Fotos agora tem um novo ícone. O catavento da marca ganhou contornos mais simples e arredondados, que combinam melhor com o resto do design que o Google adotou nos últimos anos.

As novas funções do Google Fotos serão disponibilizadas para usuários de Android e iOS nas próximas semanas.

Sair da versão mobile