Embora o Google Glass rode Android, ele não é exatamente aberto como na versão para smartphones e tablets. Mas dado o seu status de tecnologia mais futurista disponível agora, você já sabia que hackers iriam destrinchar os óculos do Google.

O lendário hacker Jay Freeman, notoriamente conhecido como Saurik – que criou a loja de apps Cydia para aparelhos iOS com jailbreak – fez exatamente isso. Ele já ganhou acesso root no Google Glass.



Como ele fez isso? Freeman descobriu que o Glass roda Android 4.0.4, e então modificou um exploit de outro hacker, chamado B1nary, que permite acesso root em smartphones com Android 4.0.4. Ele diz à Forbes:

“Levei duas horas, enquanto eu estava jantando com amigos na hora. A implementação do B1nary é para tablets e smartphones Android normais, [mas] eu aprendi como funcionava e, em seguida, fiz a mesma coisa no Glass… o que foi bem simples.”

Não está claro o que Freeman poderá fazer agora que tem acesso root ao Google Glass. Talvez seja possível impedir que o Google desative seu Glass caso você viole os termos de uso, que proíbem a venda ou empréstimo da versão para desenvolvedores. Isso pode dar alguma abertura à plataforma, que começa um pouco mais fechada que o normal (para o Google).

De um jeito ou de outro, temos certeza que os hackers vão explorar todos os cantos para criar algo incrível. [Forbes]