Google cancela Helpouts, serviço que oferece ajuda em vídeo e até consulta médica online

O Helpouts conecta você a especialistas através de videochamadas. Infelizmente, ele não deslanchou e será desativado.

Em 2013, o Google lançava o Helpouts: o serviço conecta você a especialistas através de videochamadas. Dessa forma, você pode aprender a fazer sushi, falar outro idioma, ou até mesmo receber um diagnóstico. Infelizmente, ele não deslanchou e será desativado.

O Google avisa que o Helpouts será fechado em 20 de abril. Segundo o TechCrunch, os apps para iOS e Android já foram removidos de suas respectivas lojas.

O serviço funciona assim: um treinador envia credenciais – formação, experiência etc. – para o Google analisar a fim de aprová-lo (ou não). O treinador decide o preço, e como vai cobrar (por hora ou por sessão); o Google fica com 20%. Você agenda um Helpout, realiza o pagamento e faz a videochamada para aprender algo – programação, literatura, maquiagem, entre outros. Também há Helpouts gratuitos.

Os Helpouts ganharam uma ajudinha do buscador do Google: quando um usuário pesquisava “dor no joelho”, por exemplo, aparecia um pequeno ícone de vídeo dizendo “Fale com um médico agora” – era uma videochamada com um especialista. (Quem oferece esse tipo de helpout precisa ter um certificado ou licença para atuar na área de saúde.)

Mas, há alguns meses, o Google teve que encerrar os Helpouts pagos na União Europeia, devido a mudanças nas leis de impostos. E mesmo nos EUA, o serviço não vingou. Por quê? Como aponta o TechCrunch:

Infelizmente para o Google, grande parte desse tipo de aconselhamento já está disponível gratuitamente em seu outro site de vídeos, o YouTube. Os vídeos do YouTube não conectam você a uma pessoa ao vivo e em tempo real, mas muitas vezes podem lhe dar as respostas que você procura, e os anúncios do YouTube ajudam os criadores dos vídeos a terem uma renda adicional.

Este não é o único fracasso do Google na área: o Google Answers permitia pagar um valor específico, a partir de US$ 2, para um expert contratado pela empresa responder às suas perguntas; o serviço foi desativado em 2006. Enquanto isso, o Knol – um concorrente da Wikipédia com artigos escritos por especialistas – foi encerrado em 2012.

Nem sempre o Google acerta em seus projetos, mas é assim que funciona o método de tentativa e erro: algumas ideias ficam de lado, enquanto outras têm um destino melhor. [Google via TechCrunch]

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