Google I/O 2025: empresa revela como Gemini funcionará no Android XR

Evento ocorreu na tarde desta terça-feira (20) e foi transmitido para todo o planeta diretamente de Mountain View, Califórnia, EUA; confira as novidades
Imagem: Unsplhas/Reprodução

Está chegando o Android XR! O Google promoveu nesta terça (20) a edição mais recente de sua conferencia anual para desenvolvedores, o “Google I/O”. E, como sempre, trouxe grandes novidades de seus principais produtos. O destaque foi para as novas capacidades da busca e updates na plataforma de inteligencia artificial (IA).

Detalhes do badalado Android XR

banner

Durante a apresentação principal, tradicionalmente iniciada pelo CEO Sundar Pichai, a gigante da tecnologia dedicou um tempo para mostrar o Android XR — o badalado novo sistema operacional da marca — e como ele funcionará em óculos e headsets de realidade virtual, aumentada ou mista no futuro.

Apresentado em parceria com Samsung e Qualcomm há alguns meses, o Android XR é o mais recente esforço da empresa para criar uma plataforma sólida para os óculos inteligentes. Eles ainda carecem de um SO aberto e que compatível com produtos de marcas. Como o software foi desenvolvido durante a chamada “era do Gemini”, não é uma surpresa que muitas de suas funcionalidades sejam alimentadas pela tecnologia de inteligência artificial.

Assim, durante as demonstrações exibidas durante o evento, a empresa apresentou exemplos de como os óculos podem trabalhar de forma conjunta com os smartphones Android. Mas sem necessidade. Graças ao novo modo Gemini, que vem caminhando para se tornar um assistente de IA universal, é possível interagir com a IA do Google de forma simples e intuitiva.

Nos modelos de óculos equipados com câmeras será possível pedir contexo adicional ou insights sobre o ambiente diretamente ao Gemini. O que é especialmente útil em locais desconhecidos. Ou com os quais o usuário está pouco familiarizado. Além disso, o Android XR é capaz de traduzir automaticamente placas de sinalização. Ou outras superficies com conteúdo escrito em linguas estrangeiras suportadas por sua ferramenta de tradução.

Inovações na recordações passadas

Além de oferecer informações adicionais sobre o ambiente ao redor, o assistente de inteligência artificial é capaz de recordar o que é relevante para cada usuário. E responder perguntas sobre eventos ocorridos no passado. Isso é extremamente importante para os planos da empresa de tornar o Gemini um pouco mais “pessoal” e personalizado para cada usuário.

O Google também falou mais uma vez sobre o badalado Projeto Moohan, o aguardado headset de realidade mista da Samsung. O produto, muito provavelmente, será lançado no segundo semestre deste ano, mas deve ter sua disponibilidade um pouco limitada.

Vai ter erupção? Vulcão zumbi da Bolívia passa por tomografia sísmica

“Call of Duty: Warzone Mobile” é encerrado e removido pela Activision

Embora o Android XR tenha sido desenvolvido em parceria com a sul-coreana justamente para o robusto headset de realidade mista, a companhia afirmou que os óculos inteligentes — aqueles menores, mais leves e estilosos — também terão compatibilidade com o novo sistema operacional.

Em contrapartida, a gigante da tecnologia ainda revelou durante o “Google I/O 2025” que está trabalhando em parceria com as empresas Gentle Monster e Warby Parker. Ou seja, querem levar o sistema operacional para mais modelos de óculos inteligentes dentro dos próximos meses.

Perdeu o “Google I/O 2025”? Confira a íntegra do evento a seguir:

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas