Certos usuários do Google Imagens viram, esta manhã, alguns resultados normais seguidos de uma mesma imagem, repetida várias vezes, de um acidente de carro na Rússia. O que aconteceu?

Usuários de todo o mundo estão relatando o problema no Twitter, Facebook e outras mídias sociais, mas o Google ainda não diz o que pode ter causado tudo isso.

O problema parece não afetar todos os usuários, mas eu fui um dos “sortudos”: a imagem acima mostra uma busca pela palavra “filhotes de cachorro”.

E abaixo, segue o resultado de uma pesquisa pela palavra “carros”:

Reprodução

A imagem do acidente também aparece em uma busca aleatória por notícias:

Reprodução

O problema parece afetar até mesmo buscas em modo anônimo no Google Chrome e em outros navegadores, como o Safari. Estes foram os resultados de uma pesquisa de imagens que fiz no Safari para “gatinhos”:

google images bug (4)

Até agora, ninguém sabe o motivo disso tudo. Mas o usuário anvile notou no Reddit que a foto inundando o Google Imagens é de uma notícia sobre um acidente de carro em Moscou que matou três pessoas. A motorista, de 28 anos, aparentemente estava bêbada. Só que o acidente ocorreu em novembro de 2012, de acordo com este artigo do jornal russo Pravda – não é algo recente.

Será apenas uma falha nos sistemas do Google? Ou será que alguém quer que a gente veja este acidente em particular? Vamos descobrir em breve: já entramos em contato com o Google.