A última atualização do Google Chrome no Android precisou ser pausada por causa de um bug que apaga os dados dos usuários em diversos aplicativos. A falha está relacionada ao WebView, o navegador embutido que desenvolvedores incluem para abrir links em seus apps.

No Twitter, por exemplo, ao tocar em um link, um browser aparece dentro do próprio aplicativo. Alguns outros apps praticamente rodam inteiros nesse motor do Chrome.



De acordo com o Android Police, uma das mudanças no Chrome 79 foi a localização do armazenamento de dados web. A página de bugs do motor Chromium aponta que dois tipos de armazenamento comumente utilizados – localStorage e WebSQL – por aplicativos não foram migradas corretamente.

Isso fez com que dados desses aplicativos fossem perdidos, embora não tenham sido apagados (estão armazenados no celular, só não podem ser acessados). O problema afetou os desenvolvedores desses aplicativos que usam o WebView, que começaram a receber críticas de seus usuários.

De acordo com o Google, atualização do Chrome foi interrompida para 50% da base de usuários e eles estão trabalhando para resolver o problema.