O Google divulgou a agenda para a conferência I/O 2015, que acontece nos dias 28 e 29 de maio em San Francisco (EUA). E entre as novidades, a empresa deixou escapar o “Android M”. Mmmm…

Para descrever uma das sessões para desenvolvedores, o Google começava dizendo: “o Android M trará o poder do Android para todo tipo de ambiente de trabalho”. Era uma sessão sobre o Android for Work, que sumiu da agenda do evento.

No ano passado, o Lollipop foi anunciado na conferência I/O – ainda como Android L – mas foi lançado para os usuários apenas meses depois. O mesmo deve acontecer com o Android M.

Imagem via Android Police
Imagem via Android Police

Há outra sessão chamada “O que há de novo no Android”, que vai “destacar os recursos mais empolgantes para desenvolvedores na plataforma Android”, e terá streaming ao vivo. É mais um sinal de que veremos o sucessor do Lollipop em breve. A versão 5.x está presente em 9,7% dos dispositivos.

Dispositivos vestíveis

Como dissemos, o I/O promete uma avalanche de novidades. O que mais veremos?

A equipe do Google ATAP, responsável pelo smartphone modular Ara, promete mostrar novos dispositivos vestíveis, talvez até uma meia inteligente. Eles mencionam uma expressão em inglês (blow your socks off) que quer dizer “impressionar”, mas dizem que isso “é mais literal do que você imagina” – “socks” quer dizer “meias”.

Na sessão do ATAP, também vai estrear o curta-metragem de Justin Lin, diretor de Velozes e Furiosos, “em 360 graus com som 3D”.

Novidades no Android

Além disso, haverá uma sessão sobre o Voice Access: trata-se de “um novo método para acessar apps” que envolve apenas a voz. Talvez isso seja um avanço em relação ao que vimos no novo Moto X: ele permite enviar mensagens no WhatsApp ou postar um status no Facebook sem usar as mãos. (Para isso, ele usa um recurso de acessibilidade no Android, por isso não é tão prático.)

Também esperamos ver o anúncio oficial do Google Nearby, que realizaria ações automaticamente dependendo de onde você está – e de quem está por perto. Este recurso vazou há um ano, mas ainda não foi lançado. Há uma sessão chamada “comunicação baseada em proximidade” na agenda do I/O.

Um novo Chromecast?

Google Chromecast na mao
Foto por ปรัชญา สิงห์โต/Flickr

O Google menciona que o Google Cast poderá fazer streaming de jogos para Android e iOS na TV: “há milhões de dispositivos móveis com chips gráficos poderosos e sensores prontos para estender o conteúdo interativo para a maior tela da casa”.

Isso pode ser o sinal de que um novo Chromecast está por vir. Em entrevista ao GigaOm, um executivo do Google disse em outubro que um sucessor do Chromecast estava em desenvolvimento, e “os recursos de hardware nos darão uma oportunidade melhor de tirar o máximo proveito de uma tela grande emparelhada com uma tela pequena”.

E mais

No I/O, veremos mais detalhes sobre realidade virtual com o Google Cardboard. Além disso, há sessões sobre o Android TV, Android Auto (para carros), Google Fit, Material Design, entre outros.

E pode haver ainda mais novidades que a agenda não menciona: novos smartwatches com Android Wear; o serviço de pagamentos móveis Android Pay; e mais recursos para o Chrome OS. O que você espera ver no evento? [9to5Google – Ars Technica – Android Police]

Primeira foto por JD Hancock/Flickr