Durante a Google I/O 2021, nesta terça-feira (18), o Google anunciou uma série de novidades para o Fotos e Maps. O aplicativo de imagens vai ganhar funções para proteger imagens que você não quer que outras pessoas vejam. O Maps, por sua vez, passará a exibir informações mais completas sobre restaurantes, bares e outros estabelecimentos, além de ganhar melhorias na função de realidade aumentada.

Google Fotos

Uma das novas funções do app Fotos é a Locked Folder (Pasta Segura, na tradução livre). O nome é autoexplicativo: qualquer conteúdo que for inserido nesse diretório só poderá ser acessado mediante uma senha ou biometria (dependendo do modelo de smartphone). Além de concentrar essas imagens e vídeos em um só lugar, elas não ficarão visíveis na grade principal do aplicativo.

Outro futuro recurso do Fotos — esse eu confesso ser um tanto bizarro — é que a ferramenta será capaz de gerar animações de fotografias estáticas. A plataforma vai checar na sua galeria caso você tenha duas ou mais fotos que sejam parecidas. Depois, usando inteligência artificial, o aplicativo combina essas figuras para criar a animação. Os “movimentos” são gerados pela IA do Google, que então aplica esse efeito animado entre uma foto e outra.

Inteligência artificial poderá gerar animações no app Fotos. Imagem: Google

De acordo com a empresa, ambas as funções serão lançadas para Android e iOS. No entanto, a Locked Folder chegará primeiro aos dispositivos da linha Pixel.

Assine a newsletter do Gizmodo

Google Maps

O recurso Live View, que permite visualizar o interior de prédios (shoppings, aeroportos, estações de metrô) usando realidade aumentada, será integrado diretamente no Maps. Mais do que isso: a função agora traz informações bem mais completas sobre o local pesquisado, incluindo fotos, imagens e análises de pessoas que visitaram a área, se o ambiente está muito lotado, entre outros dados.

O Maps também vai dar preferência para comércios de acordo com o período do dia que você estiver acessando o serviço. Supondo que você abra o aplicativo pela manhã, ao fazer uma busca, a plataforma mostrará possíveis locais que sejam do seu interesse, como uma padaria ou algum lugar em que você possa tomar café da manhã. Se estiver dirigindo, o Maps também vai avisar com maior precisão sobre eventos adversos no trajeto.

O Street View é outro que passará por algumas reformulações — e todas muito bem-vindas, diga-se de passagem. Até o final deste ano, em pelo menos 50 cidades, entre elas São Paulo, os mapas vão mostrar muito mais detalhes nas pesquisas, além de indicar direções mais precisas sobre os trajetos. Por exemplo, se você estiver andando a pé, o cursor vai te conduzir por entre faixas de pedestres, e não simplesmente mostrar o percurso sem levar em conta tais elementos.

É assim que o Maps vai direcionar melhor os trajetos caso você esteja a pé. GIF: Google

O Google diz que lançará mais de 100 melhorias de inteligência artificial para o Maps durante 2021.