_Google

Google Workspace vai permitir iniciar videochamadas do Meet diretamente pelo Docs

Com mais integração entre ferramentas, o Workspace vai permitir uma melhor organização de projetos entre contatos.

G Suite agora é Google Workspace. Imagem: Google

Imagem: Google

O Google deu início para mais uma edição da Google I/O, conferência para desenvolvedores que pelo segundo ano consecutivo está sendo feita totalmente online devido à pandemia de Covid-19. E o primeiro grande anúncio do evento traz novidades para os aplicativos do Workspace, que estão ainda mais integrados graças ao Smart Canvas, uma iniciativa que visa promover experiências colaborativas.

As novidades estarão disponíveis ao longo dos próximos meses, e o foco é mesmo na interação entre as ferramentas de trabalho do Workspace. Você, por exemplo, pode iniciar uma chamada de vídeo no Meet diretamente pela tela do Google Docs, sem precisar abrir o app de vídeo especificamente. Durante videochamadas, também é possível compartilhar ou editar documentos com apenas um botão, sem ter de sair da janela atual.

Essa função de usar o Meet diretamente por outros apps do Workspace funcionará também com o Google Sheets e Google Slides. Inclusive, o Sheets e o Planilhas contarão com uma linha do tempo para visualizar melhor os principais tópicos de um projeto.

O Meets poderá ser acessado pelo Docs, sem precisar abrir o app de vídeo. Imagem: Google

Além disso, o Meets ganhará um recurso de tradução simultânea de legendas. Inicialmente, a funcionalidade poderá interpretar e traduzir inglês para espanhol, português, francês e alemão. Mais idiomas serão adicionados futuramente. Há ainda um novo sistema de correção automática de textos que agora emite avisos casos você utilize palavras ou sentenças consideradas ofensivas.

Também está mais fácil conhecer os integrantes de um determinado projeto. Ao pesquisar por algum nome no Docs usando o “@“, a plataforma exibe um cartão incluindo informações como cargo, localização e contato daquela pessoa. Assim, fica mais simples de saber quem faz o quê. Pelo Docs, você ainda pode atribuir funções a membros da empresa, tudo isso com pouquíssimos cliques, além da possibilidade de reagir aos documentos usando comentários escritos ou emojis.

Ainda não há previsão de quando as novidades do Workspace serão disponibilizadas no Brasil.

Sair da versão mobile