A conferência Google I/O trará diversas novidades sobre o Android, Chrome OS, Cardboard, entre outros. Ela acontece nos dias 28 e 29 de maio em San Francisco (EUA), mas desenvolvedores no Brasil podem acompanhar tudo em dois eventos oficiais do Google.

A Google I/O Extended Brasil será realizada nos escritórios da empresa em São Paulo e Belo Horizonte. Para participar, cadastre-se aqui (SP) ou aqui (BH) com seu nome, e-mail, perfil do Github e/ou Linkedin e também do Google+ – “ter um perfil no Google Plus e curtir a página +Desenvolvedores Google é obrigatório”, diz o formulário.

O convite é gratuito, mas as vagas serão decididas por sorteio. Você tem até o dia 17 de maio para se cadastrar; o resultado sairá no dia seguinte (18), e você receberá um e-mail avisando se poderá comparecer ou não. Os encontros acontecerão no dia 28 de maio.

O Google I/O é sempre transmitido via streaming, e a versão Extended vai exibir o evento de forma simultânea. Tem mais: haverá palestras locais sobre produtos como Android Wear, App Indexing, Google Cloud, entre outros. Você também poderá conhecer os escritórios do Google e trocar ideias com outros desenvolvedores.

Se você não conseguir uma vaga, tudo bem: dezoito cidades já marcaram eventos I/O Extended não-oficiais. São elas:

Aracaju (SE)
Bauru (SP)
Belém (PA)
Brasília (DF)
Campinas (SP)
Curitiba (PR)
Goiânia (GO)
Ilhéus (BA)
Imperatriz (MA)
João Pessoa (PB)
Maceió (AL)
Natal (RN)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Ribeirão Preto (SP)
Salvador (BA)
São Luis (MA)
São Paulo (SP) – não-oficial

A lista deve aumentar: confira este mapa para a versão mais atual.

No ano passado, o Google fez a primeira I/O Extended oficial no Brasil. Foi a primeira vez que o Google organizava esse evento por aqui; os outros foram iniciativas não-oficiais dos próprios desenvolvedores.

Eventos I/O Extended não-oficiais já aconteceram antes no Brasil: tivemos pelo menos dois em 2012, e dez em 2013. No ano passado, foram nove cidades participantes.

Foto por Maurizio Pesce/Flickr