Google lança 2ª prévia do Android 16 para desenvolvedores
O Google disponibilizou a segunda prévia do Android 16 para desenvolvedores com algumas mudanças em relação à primeira versão, lançada há algumas semanas. Na prática, as atualizações são um pouco tímidas, mas foram necessárias para fixar problemas encontrados no preview anterior e melhorar a performance geral do sistema.
Black Friday
Samsung Galaxy A55 5G, Câmera Tripla Traseira de até 50MP, Selfie de 32MP, Nightography,...Entre as novidades trazidas pela empresa estão melhorias no consumo de bateria — uma das principais reclamações de quem usou a versão anterior — e aprimoramento no sistema de feedback tátil. Além disso, o usuário poderá utilizar o mecanismo de busca da galeria para encontrar fotos armazenadas na nuvem e não apenas as mídias guardadas na memória local.
Além disso, a empresa revelou em comunicado que está melhorando a interação de aplicativos com a tecnologia de taxa de atualização adaptativa da tela. Com isso, companhias responsáveis por aplicativos podem aproveitar ao máximo os displays com suporte a taxa de frequência dinâmica.
O segundo preview do Android chegou bem mais cedo que o usual. Isso porque, a empresa disponibilizava ele apenas nos primeiros meses de cada ano. O Google antecipou seu calendário de lançamento para garantir que o sistema operacional esteja disponível para a maior quantidade de aparelhos o mais cedo possível.
Dificuldades enfrentadas durante o desenvolvimento acabaram impactando significativamente o cronograma do Android 15, que ainda não está disponível em aparelhos de várias marcas. A Samsung, por exemplo, deve começar a implementar o sistema sob a One UI 7, sua interface própria, apenas em janeiro.
Como testar?
A nova versão de software não é destinada ao usuário final. Porém, usuários que tem o Google Pixel 6, 7, 8 ou 9, além do Pixel Fold e Pixel Tablet podem testar o sistema.
A primeira versão beta pública deve estrear em janeiro. Embora esteja longe de ser a versão mais estável do software, deve ter os bugs e falhas mais graves corrigidos. O Google deve lançar a versão estável do sistema operacional móvel no segundo trimestre de 2025.