_Android

Google lança funções no Android para Assistente, alerta de terremotos e mais

Mensagens, melhorias no Android Auto e emojis personalizados no Gbord são algumas das novidades prometidas para o sistema.

Imagens: Google

O Google segue testando o Android 12 em sua fase beta desde maio deste ano. E enquanto a versão final do software não é lançada, a empresa está lançado seis funções inéditas para smartphones com Android 6.0 Marshmallow ou superior.

Para quem deseja controlar melhor seus bate-papos, o Google está adicionando a possibilidade de marcar mensagens individuais com estrela no aplicativo Mensagens. Isso pode ser feito tocando e segurando em um texto específico. Depois, a mensagem aparecerá em uma seção dedicada e classificada por categoria, para que você não precise procurar conversas inteiras para encontrar um foto específica, endereço, texto, entre outros conteúdos. Não é uma mudança revolucionária, mas deve ser uma atualização útil para quem usa mensagens de texto constantemente. Essa opção ainda não está disponível e deve ser lançada nas próximas semanas.

Mensagens poderão ser favoritadas no Google Mensagens. Imagem: Divulgação

GIF: Divulgação

Se você prefere se comunicar com emojis em vez de palavras, o Google atualizou o Emoji Kitchen no Gboard, que permitirá que o próprio teclado forneça criações de emojis personalizados imediatamente após você digitar uma nova mensagem. A ideia é ter o emoji ideal para aquilo que está sendo escrito, em vez de ter de procurá-los manualmente. Essa atualização já pode ser encontrada na versão beta do Gboard e será lançada para o app do teclado até o final de setembro, com suporte para mensagens em inglês, espanhol e português.

O Google Assistente também não poderia ficar de fora das novidades. E agora o assistente de voz oferece suporte a controles adicionais do telefone. Além de responder a perguntas, também pode realizar tarefas específicas em apps, como pagar a fatura do cartão de crédito ou ver quantos passos você deu em uma única semana. Não se sabe quantos apps serão compatíveis com essa integração — os únicos mencionados são o Capital One e o Strava.

Imagem: Divulgação

Quem dirige usando o Android Auto contará com novas opções de personalização, incluindo a customizar a tela do iniciador, novas guias para aplicativos de mídia e um prático botão “voltar ao topo”, para facilitar a visualização. Além disso, agora é possível usar apps de carregamento, estacionamento e navegação dentro do Android Auto, para que você possa planejar suas viagens sem alternar entre várias ferramentas. Plataformas como Google Mensagens e WhatsApp poderão ser abertos no painel do veículo — só não se esqueça de pedir para a pessoa que está no banco do passageiro fazer isso por você, caso esteja dirigindo.

GIF: Divulgação

Por fim, smartphones Android poderão emitir alertas de terremoto em locais potencialmente acometidos por esse fenômeno da natureza. Os países confirmados a receber esse recuso são os seguintes: Nova Zelândia, Grécia, Turquia, Filipinas, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Outras nações de maior risco devem receber a novidade até o primeiro semestre de 2022.

Sair da versão mobile