Quer seja você um profissional experiente ou não, é comum sentir aquele friozinho na barriga todos na hora de uma entrevista de emprego. Pensando nisso, o Google lançou uma plataforma para ajudar candidatos com técnicas para lidar bem na hora do papo.

A plataforma Interview Warmup foi criada com Inteligência Artificial e elabora perguntas comuns feitas por recrutadores da áreas de experiência do usuário (UX Design), e-commerce, suporte em TI, análise de dados e gerenciamento de projetos. Caso o candidato não seja dessas áreas, são elaboradas perguntas mais gerais.

As perguntas são selecionadas por especialistas da áreas. A ferramenta grava e transcreve as respostas em tempo real e ajuda o candidato a descobrir maneiras de melhorar a sua apresentação pessoal.

O Google ainda fornece feedbacks como: padrões nas respostas, palavras ditas com mais frequência, temas relacionados às palavras usadas, quanto tempo o candidato gasta para descrever as experiências profissionais, habilidades e objetivos.

O LinkedIn lançou uma ferramenta semelhante em 2020, com sua ferramenta automatizada de feedback de entrevistas. Ela permite que os usuários se gravem respondendo a perguntas comuns de entrevistas e, em seguida, fornece feedback gerado por IA sobre a entrega de respostas, incluindo notas sobre ritmo, seu uso de “palavras de preenchimento”, frases a evitar, etc. O único problema é que não está disponível em língua portuguesa. Vale conferir também, dependendo da vaga para qual você estiver se aplicando.