_Google

Google Maps agora alerta quais lugares possuem mais casos novos de COVID-19

O Google tem disponibilizado uma série de recursos em seus serviços para informar os usuários a respeito do COVID-19. E uma dessas novidades agora chega ao Google Maps: a plataforma ganhou um botão que mostra os níveis de contágio em diferentes estados e países do mundo, indicando se uma determinada região está com picos de […]

Crédito: Google

O Google tem disponibilizado uma série de recursos em seus serviços para informar os usuários a respeito do COVID-19. E uma dessas novidades agora chega ao Google Maps: a plataforma ganhou um botão que mostra os níveis de contágio em diferentes estados e países do mundo, indicando se uma determinada região está com picos de transmissão do vírus. O recurso já está disponível no Brasil, e vale para Android e iOS.

A função é mais uma camada no serviço de mapas do Google. Para acessá-la, basta tocar no ícone de losango, no canto superior direito do aplicativo e, na seção Detalhes do mapa, habilitar o botão Dados da COVID-19. Ela só funciona no tipo de mapa Padrão e não vale para ruas ou bairros, somente estados inteiros e países.

Reduzindo o espectro no mapa, o Maps passará a ficar em uma cor diferente, que indica se os casos estão aumentando ou diminuindo na região. As informações são baseadas na média dos novos casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias.

Captura de tela: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Por exemplo, eu agora estou em São Paulo que, até o fechamento deste artigo, está classificado no Maps como um estado em que os casos de COVID-19 estão em alta — 14,7 novos casos para cada 100 mil habitantes (imagem acima). Quase ali perto, Goiás aparece em vermelho escuro, o que significa que o risco de contágio por lá é maior, com 42,3 novos casos para cada 100 mil habitantes.

Para facilitar, o Google dividiu o mapa em seis cores: cinza (menos de 1 caso por 100 mil habitantes), amarelo (1 a 10 casos), laranja (10 a 20 casos), laranja escuro (20 a 30 casos), vermelho (30 a 40 casos) e vermelho escuro (mais de 40 casos).

O Maps usa como fontes o COVID-19 Dashboard da Universidade Johns Hopkins, o New York Times e a Wikipédia — todos agrupam dados de organizações de saúde pública, como a OMS, e também de ministérios, dados hospitalares e agências estaduais. Todos os 220 países e territórios em que o Google Maps está disponível serão contemplados com a atualização.

[Google]

Sair da versão mobile