_Google

Recurso de segurança do Google Maps vai alertar passageiros quando motorista desviar do percurso

Novo recurso do Google Maps alerta usuários quando há desvio de 500 metros na rota estabelecida, mas só está disponível na Índia por enquanto.

Crédito: Pixabay

Apesar da comodidade em pedir um táxi, Uber e afins, sempre há aquele receio de que o motorista não vá seguir o caminho certo. Às vezes, o objetivo é simplesmente faturar mais com uma corrida mais longa, mas esses desvios também podem envolver riscos mais sérios à segurança do passageiro.

O Google Maps, que recentemente confirmou alertar motoristas sobre radares e limites de velocidade, agora também tem um novo recurso que pode ajudar as vítimas de motoristas mal-intencionados. O site XDA-Developers afirma ter notado que o aplicativo de navegação do Google envia um alerta no celular do usuário toda vez que o condutor sair do percurso pretendido em 500 metros.

Obviamente, isso não é uma garantia de que a nova ferramenta vai impedir que os motoristas continuem a desviar da rota estabelecida pelo passageiro. No entanto, esse alerta não vai apenas ajudar passageiros desatentos a perceberem a mudança de percurso, como também pode fazer com que motoristas pensem duas vezes ao saber que agora estão sendo monitorados.

O recurso de alerta de desvio de rota pode contribuir para a segurança dos usuários do app não apenas quando eles são passageiros, mas quando estão dirigindo seus próprios veículos também. Caso você acidentalmente saia do trajeto estabelecido inicialmente, o Google Maps vai logo te avisar antes de você se encontrar no meio de uma zona perigosa ou muito afastada do seu destino.

Como observado pelo The Verge, o nome do recurso indica que o objetivo do Google é oferecer segurança. Para ativar os alertas, o usuário deve ativar a opção “Stay safer” (ou “manter-se mais seguro”, em tradução livre) logo no menu inicial do aplicativo Google Maps.

Por enquanto, parece que a novidade só está disponível na Índia. Ainda não houve nenhum anúncio oficial do Google sobre quando e onde o recurso será implementado, mas ele com certeza seria muito útil aqui no Brasil, considerando os inúmeros casos de passageiros vítimas de motoristas mal-intencionados e de motoristas desatentos que acabam se perdendo em regiões desconhecidas e muitas vezes perigosas.

Segundo porta-voz do Google Brasil, “o Google está sempre testando novas funcionalidades, mas não temos nada para anunciar neste momento”.

[XDA-Developers, The Verge]

O texto foi atualizado com o posicionamento do Google Brasil no dia 11 de junho, às 12h. 

Sair da versão mobile