_Google

Google Maps ganha navegação para motociclistas e recurso de segurança para passageiros

Google Maps ganhou um modo de navegação específico para motociclistas e funcionalidade de segurança para evitar desvios de caminho.

Unsplash

Em um evento realizado no Museu do Café, em Santos, nesta quinta-feira (26), o Google anunciou algumas novidades para o Maps, sendo duas principais. A primeira é um recurso de navegação para motos e a outra é a função “Viajar com segurança”.

Na aba com as opções de meios de transporte, o app terá agora um novo ícone de moto para o usuário visualizar as sugestões de trajeto. Da mesma forma que ocorre com as modalidades existentes, é possível verificar o tempo estimado de viagem e comparar a diferença para rotas de carro, por exemplo, já que o novo recurso otimiza o trajeto especificamente para os veículos de duas rodas.

O número de motos que trafegam pelas ruas do Brasil tem aumentado, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em 2018, a estimativa era de  mais de 26 milhões de motocicletas em todo o país, o que corresponde a uma média de uma moto em circulação para cada 8 habitantes. Um dado interessante do Denatran é que 30% da frota de veículos na cidade de Santos é composta por motos, sendo a região com maior concentração de motocicletas no Brasil – daí a escolha do local para o evento. Em São Paulo, essa taxa é de 15%.

Em relação ao papel do novo recurso em contribuir com a redução do número de acidentes envolvendo motociclistas, André Kowaltowski, gerente de produto para o Google Maps, diz que “o foco não é segurança, mas ajudar as pessoas a chegarem da melhor forma ao seu destino de acordo com as legislações locais”. Isso, de alguma forma, acaba resultando em uma navegação mais responsável.

Viajar com segurança

Outra novidade do Google Maps é um recurso chamado “Viajar com segurança”.  De forma similar a outros aplicativos de corrida que já introduziram esse tipo de funcionalidade, o Maps vai permitir que os usuários ativem a opção “alertas de desvio de trajeto” para receber notificações quando o motorista desviar mais de 500 metros da rota estipulada. Também será possível compartilhar a viagem em tempo real com amigos e familiares.

Para usá-lo, basta fazer uma pesquisa no Google Maps com origem e destino e marcar a opção carro. Na parte de baixo, vai aparecer o recurso “Viajar com segurança”.

No fim das contas, ele serve tanto como uma camada extra de segurança para familiares ou para evitar ser enganado por motoristas de aplicativo ou taxistas em locais que você não conhece.

Explorar cidades

Durante a apresentação, a empresa também falou sobre a evolução do Google Maps desde a sua criação em 2005. De uma simples ferramenta de geolocalização, o Maps agora oferece diferentes tipos de experiências que ajudam as pessoas a explorarem locais e atividades.

Para reunir tantas informações, o Google conta com a ajuda do programa Local Guide, uma comunidade de colaboradores que compartilham dicas, informações e fotos sobre lugares específicos na ferramenta do Maps. O Museu do Café, por exemplo, conta com mais de 7 mil avaliações e comentários, além de mais de 25 mil fotos. Segundo a empresa, a ideia é que o Google Maps ofereça uma experiência cada vez mais local.

No total, cerca de 95 milhões de pessoas no mundo participam do Local Guides, realizando mais de 20 milhões de contribuições todos os dias, entre comentários, avaliações, fotos, respostas a perguntas, adição ou edição de locais, além de reportar acidentes. De acordo com o Google, só em Santos e em São Paulo, o número de colaboradores aumentou três vezes nos últimos dois anos.

Para uma curadoria ainda mais personalizada, a ferramenta conta com a aba “Para Você” e “Combina” que mostra aos usuários o quanto um restaurante ou evento combina com seu perfil.

Outro recurso bem útil, mas que ainda está em fase de testes, é o Live View. Se você, assim como eu, tem sérios problemas de senso de direção, a novidade pode te ajudar a indicar, por meio de realidade aumentada, se você está indo na direção certa e em qual rua exatamente você deve entrar, por exemplo. Depois que o Maps identifica que você está no caminho certo, ele volta automaticamente para o modo de navegação normal para você não ficar andando distraído com o celular na cara e correr o risco de acidentes ou furto.

Segundo a empresa, a funcionalidade está disponível para todos os celulares com compatibilidade para realidade aumentada e chegará a todos os usuários nos próximos dias.

*A repórter viajou para Santos (SP) a convite do Google Brasil

Sair da versão mobile