O Google Maps vai funcionar muito melhor sem conexão com a internet em breve. Durante o Google I/O, a empresa anunciou o suporte a mapas e navegação offline no app do Maps.

Voltado para mercados emergentes (e para nós, aqui do Brasil), as novas funcionalidades offline do apps serão adicionadas ainda neste ano ao app do Maps. Assim, mesmo que a sua conexão móvel não seja muito confiável, você poderá buscar um lugar específico na cidade, ou então usar o modo de navegação curva a curva para saber exatamente para onde deve ir — inclusive com instruções por voz!

O Chrome também vai ganhar um recurso para reduzir seu consumo de dados. Chamado Network Quality Estimator, ele vai analisar a sua conexão de internet e otimizará tanto as buscas quanto os sites que você entra para que eles carreguem o mais rápido possível no seu smartphone – para isso, a prioridade será o texto, em vez das imagens.

YouTube Offline

Assim, o Maps vai se juntar ao YouTube offline, que permite baixar um vídeo e manter em seu dispositivo por até 48 horas para assistir quantas vezes quiser –ou então para importunar pessoas ao seu redor mostrando diversas vezes o mesmo vídeo. No caso do serviço de vídeos, no entanto, o recurso é exclusivo para Índia, Indonésia, Filipinas e Vietnã.