A equipe do Google Maps precisa ficar mais atenta. Na semana passada, alguém colocou uma loja “Edward Snowden” dentro da Casa Branca. Agora, encontraram uma imagem que simboliza a longa guerra entre fanboys do Android e Apple.

Um usuário chamado Ahmad Babar encontrou no mapa de Rawalpindi, quarta maior cidade do Paquistão, o robô do Android urinando no logotipo da Apple – o mapa está aqui. Ela não aparece na visão “Terra”.

O Google diz ao The Guardian que pôs um fim na zoeira: “nós eliminamos a figura do Android envolvida neste incidente, e ela vai desaparecer do Google Maps em breve”.

O desenho foi inserido pelo usuário “nitricboy“, e não é o único. Na cidade de Lahore, ele colocou o logotipo do Skype:

Google Maps e Skype

E em Islamabad, outra cidade do Paquistão, ele colocou um rosto sorridente

Google Maps e sorriso

… e um símbolo de “tóxico”:

Google Maps e toxico

Tudo isso aconteceu na última semana. O usuário nitricboy vinha editando os mapas do Google há 967 dias, mas sempre com contribuições que pareciam úteis – por algum motivo, ele resolveu apelar para um pouco de vandalismo.

Por isso, um usuário chateado com a situação – chamado “Anônimo5309” – deixou seu recado em uma floresta nas proximidades, onde você encontrará a seguinte imagem se der zoom:

Mapa com critica ao Google

“A política de revisões do Google é um lixo”, seguida de um emoticon triste. Como é essa política?

Bem, os mapas do Google recebem dados de várias empresas de cartografia, mas também contam com a ajuda dos usuários. Com o Map Maker, você pode adicionar e atualizar informações geográficas que serão exibidas no Maps e no Google Earth.

Google Map Maker e revisoes

Qualquer pessoa pode editar mapas, mesmo se começar a usar o Map Maker hoje mesmo. No entanto, essas edições podem não aparecer no Maps: “algumas edições podem precisar de um Sim de vários revisores para que sejam publicadas”, diz a ajuda do Map Maker. Cada mudança precisa ser aprovada por outros usuários, e em alguns casos, até por funcionários do Google.

Mesmo assim, algumas edições erradas acabam entrando no Maps, especialmente onde pouca gente estiver olhando.

Gato no Google Maps

No ano passado, um usuário conseguiu desenhar um gato na cidade de Auckland, Nova Zelândia. Ele foi adicionando trilhas aos poucos, até formar o desenho de um felino. O Google descobriu isso e removeu o gato, deixando apenas o texto “RIP Google Cat”. (Este texto também foi removido.)

Listagem falsa no Google Maps

O Google aplica o mesmo rigor para que usuários insiram locais e estabelecimentos nos mapas. E claro que isso nem sempre funciona: no ano passado, Bryan Seely revelou que vinha inserindo dados falsos no Maps por seis anos. Um deles era o “Comitê Consultivo de Pênis na Internet”, visto acima. O Google removeu as listagens de Seely desde então.

Então, sim, a política de revisões do Google ainda precisa melhorar. É mais um motivo para experimentar o OpenStreetMap, onde reverter vandalismos nos mapas é um processo descentralizado e mais fácil. [Team Android via Cult of Android via The Verge]

Atualizado às 12h28