_Google

Measure, o app do Google para medir superfícies, ganha compatibilidade para mais aparelhos

Você certamente já se viu nesta situação: precisa medir o tamanho de um espaço em um cômodo ou um móvel e não tem por perto nem uma mísera trena, ou mesmo uma régua ou fita métrica para quebrar um galho. Seria legal se o seu smartphone resolvesse isso, não é mesmo? Mas um passo importante […]

Você certamente já se viu nesta situação: precisa medir o tamanho de um espaço em um cômodo ou um móvel e não tem por perto nem uma mísera trena, ou mesmo uma régua ou fita métrica para quebrar um galho. Seria legal se o seu smartphone resolvesse isso, não é mesmo? Mas um passo importante nesse sentido foi dado. O Google atualizou seu app Measure e agora ele funciona com uma gama maior de aparelhos.

O Measure usa a câmera do smartphone para reconhecer superfícies. Com duas ferramentas (comprimento e altura), é possível estimar o tamanho de objetos que aparecem na tela.

O aplicativo deixou de lado a plataforma Tango, que teve sua morte anunciada no final do ano passado. Agora ele usa o ARCore, que não precisa de hardware específico. Assim, a tendência é que cada vez mais aparelhos possam ser usados com a realidade aumentada.

Isso também não quer dizer que ele é compatível com qualquer smartphone, não. Eu tenho três aqui à minha disposição — o Moto Z3 Play e o Xperia XZ2 que estou testando, mais meu Zenfone 3 Zoom, todos rodando Android 8.0 ou superior. Só o Motorola é compatível com o ARCore e, portanto, apto a receber o aplicativo para medir coisas. Você pode ver a listinha na página do projeto.

Em um teste rápido, ele mostrou alguma dificuldade para reconhecer superfícies. A interface ficava insistindo para eu mover o celular para que ele pudesse entender o quê era cada coisa na imagem, mas nem sempre dava certo. O lado bom é que, superada essa dificuldade, ele conseguiu medir com algum sucesso a largura de uma lajota de cerâmica e a altura de uma porta. Objetos como mesas e cadeiras, entretanto, não foram reconhecidos.

Do lado da Apple, a coisa toda também caminha nesse sentido. Como lembra o Engadget, a empresa de Cupertino anunciou recentemente o ARKit 2, com algumas melhorias importantes, e incluiu um app de medições no iOS 12. As trenas parecem mesmo estar com os dias contados.

[Engadget]

Sair da versão mobile