_Google

App de mensagens do Android vai ganhar suporte ao padrão que quer modernizar o SMS

Plataforma RCS vai ser compatível com o app de mensagens do Google, oferecendo SMS com mais recursos do que os convencionais.

No começo do ano o Google anunciou uma iniciativa com operadoras de telefonia do mundo inteiro para a implementação da plataforma RCS (Rich Communication Services) como substituta das antigas mensagens SMS.

Google se une a operadoras por sistema de mensagem para desafiar o WhatsApp

Hoje, o Google anunciou que o app de mensagens padrão do Android vai ganhar suporte ao RCS para clientes da operadora Sprint nos EUA que tenham smartphones Nexus ou alguns modelos selecionados da LG.

Com o novo padrão, as antigas mensagens de texto vão ficar mais modernas: vai dar para criar grupos, enviar fotos em alta definição e até mesmo confirmações de recebimento de mensagens.

O objetivo do RCS é claro: desafiar serviços de mensagens como o WhatsApp. Ele pode ser uma resposta das operadoras à popularidade desses apps – que praticamente mataram as mensagens SMS – assim como uma forma do Google combater o WhatsApp – que é do Facebook – em outra frente além do app Allo.

O padrão vem sendo desenvolvimento e implementado há quase uma década pelo consórcio GSMA, mas perdeu força com o crescimento desses apps de mensagens, e o apoio de um gigante como o Google pode ser ótimo para ele ganhar novo fôlego.

[Google]

Foto via Melina Sampaio Manfrinatti/Flickr

Sair da versão mobile