Tecnologia

Google muda a “Busca” (de novo) e volta ao estilo clássico

O Google desistiu da mudança no formato de exibição dos resultados realizada em 2022

Em 2022, o Google, visando oferecer uma experiência mais fluida para seus usuários, adicionou o mesmo formato de rolagem infinita das redes sociais aos resultados de pesquisa, mas aparentemente está voltando atrás e retornando a experiência mais clássica.

whatsapp invite banner

Segundo informações obtidas pelo portal Search Engine Land, a mudança já passa a valer nos desktops a partir desta semana. Por isso, não estranhe se o layout de sua página de resultados mudar um pouco nos próximos dias.

A empresa também tem planos para remover o chamado “infinite scrolling” da experiência mobile também. No entanto, o processo nos aplicativos móveis para Android e iOS vai demorar um pouco  para ser concretizado.  A mudança deve ser percebida mesmo só daqui a alguns meses.

O relatório do Search Engine Land dá conta de que a atualização nos computadores já começou na última terça-feira (25), mas, aparentemente, ela está acontecendo de forma gradativa. No Brasil, por exemplo, a alteração promovida pelo Google ainda não está valendo para a maioria das pessoas.

Google se pronuncia após busca com IA fazer sugestões “estranhas”

Google Fotos: edição com IA é liberada para todos (mas com restrições)

Agora, ao final da página o Google voltará a exibir a “barra de paginação”, onde os usuários poderão avançar para a próxima página e verificar mais resultados. No smartphone, ao final da página será exibido o botão “mais resultados”, que permitirá visualizar mais conteúdos.

O objetivo da mudança é aumentar ainda mais o tempo de resposta entre a requisição e a exibição dos resultados da busca, uma vez que o Google passará a mostrar um número limitado de resultados por página. Além disso, a empresa focará em oferecer respostas mais relevantes para os usuários.

Carregar resultados automaticamente de uma única vez não teve o benefício esperado pela big tech e, por este motivo, a equipe decidiu repensar suas estratégia no mecanismo de busca, que é seu principal e mais utilizado produto.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas