_Android

Como é o Nearby Sharing, o recurso beta do Android para compartilhamento de arquivos

Google está trabalhando no Nearby Sharing, um recurso que possibilitará uma fácil troca de arquivos entre dispositivos da plataforma Android.

Smartphone Pixel 3, do Google, durante lançamento em Nova York. Crédito: Drew Angerer/Getty Images

O AirDrop, da Apple, o recurso que permite que usuários iOS transfiram arquivos entre os dispositivos da companhia, é alvo de inveja de usuários Android há um tempo. Não se preocupe: o Google está de olho nisso e tem trabalhado em sua própria versão chamada Nearby Sharing. Embora o recurso ainda não tenha sido lançado, nós agora temos uma ideia de como ele deve ser.

O pessoal do XDA Developers conseguiu fazer o Nearby Sharing funcionar em dois smartphones Pixel, um Pixel 2 XL e um Pixel 4. Originalmente chamado de “Fast Share”, ele é o sucessor do Android Beam, um serviço que usava NFC, Bluetooth e Wi-Fi para transferir arquivos, mas que o Google decidiu descontinuar o recurso no ano passado. Embora a galera do XDA Developers tenha feito o teste com aparelhos Pixel, outro desenvolvedor do site conseguiu testar o recurso entre um Pixel 2 XL e um OnePlus 7T Pro.

Com base no teste Pixel-OnePlus, o XDA Developers acredita que o Nearby Sharing será um recurso disponível para dispositivos Android com o Google Play Services pré-instalado. No entanto, isso só deve ser confirmado mesmo com o lançamento do recurso.

No teste, que você pode ver no vídeo abaixo, o Nearby Sharing parece fácil de usar. O novo recurso do Google permite escolher a conta que você deseja usar com o Nearby Sharing, alterar o nome que aparece quando você compartilha arquivos e definir a visibilidade do dispositivo. Em temos de visibilidade, você pode permitir que seu dispositivo fique visível para todos os contatos próximos a você, apenas alguns contatos do Google ou manter-se escondido.

Se você escolher esta última opção, precisará ativar manualmente o Nearby Sharing para receber um arquivo. A funcionalidade também permite especificar se você quer usar seu pacote de dados para a transferência de arquivos. O Google permite que você escolha entre usar dados para transferir arquivos pequenos, a conexão Wi-Fi ou permitir transferir sem o uso de internet.

De acordo com o XDA Developers, o recurso usa Bluetooth e Serviços de Localização, sendo que este último é usado para achar dispositivos que estejam próximos ao aparelho para a transferência de arquivos. No momento, o Nearby Sharing pode aparentemente ser apenas usado com dispositivos que estão a um pé (30,48 cm) um do outro.

A transferência de arquivo funcionou bem no vídeo do XDA Developers. O Nearby Sharing foi capaz de transferir fotos perfeitamente, mas houve um problema ao transferir um vídeo na primeira tentativa. No fim das contas só funcionou na segunda tentativa.

Aparentemente, ter um clone do AirDrop se transformou em um item obrigatório para as fabricantes de telefones. Neste mês, a Samsung anunciou que estava planejando lançar o QuickShare para seus dispositivos. As chinesas Xiaomi, Oppo e Vivo também estão lançando um recurso de transferência de arquivos entre dispositivos. No fundo, quem ganha é o consumidor. Que vença o melhor na corrida pelo melhor concorrente ao AirDrop.

[XDA Developers]

Sair da versão mobile