O Nexus Q é a orbe do Google que faz streaming de mídia, mas ele é limitado – só música e vídeos vindos do Google Music, Google Play ou YouTube – e custa caro. Ele acaba de ficar um pouco mais útil, no entanto, porque um simples hack lhe dá um launcher de Android, apps e até mesmo Netflix.

No fórum xda-developers, o usuário kornyone explica como destravar o dispositivo e instalar um launcher – do CyanogenMod, para ser mais preciso. Daí, ele consegue usar mouse e teclado USB para navegar pelo Android e abrir apps. Tudo parece dar certo, com imagem Full-HD na televisão.

Talvez a parte mais interessante seja usar o Netflix no Nexus Q – e ele funciona muito bem, como você pode ver no vídeo abaixo. O usuário kornyone também diz que vários apps funcionam direitinho, como Angry Birds, Google+ e o navegador web.

Muito deste hack se deve à porta USB do Nexus Q, e o Google disse que o aparelho está aberto para os desenvolvedores transformarem-no em algo diferente. Mas por US$299, o Q só continua fazendo sentido para entusiastas. [XDA-Developers via Ubergizmo via The Verge]