Hoje, o app Pesquisa Google recebeu uma grande atualização, que basicamente torna o Google Now no iOS tão útil quanto no Android. Agora ele inclui notificações, lembretes e até o comando de voz “OK Google”.

Ei, mas tudo isso não deveria ser exclusivo do Android? Nem pensar. Com o Now, o Google ganha acesso a valiosos dados de geolocalização e preferências pessoais, e isto ajuda a empresa a fazer o que mais lhe rende dinheiro – exibir propagandas.

google search ios ptbr

O Now foi lançado para iPhone e iPad há uns seis meses, mas ele amadureceu. Agora, na central de notificações do iOS, ele emitirá avisos como “saia agora para chegar a tempo no seu compromisso”. Isso também vale para reservas de restaurantes e voos (nos EUA).

E na versão em inglês, é possível definir lembretes: eles aparecem em um horário específico, ou quando você estiver em determinado local. O app Notas já faz isso, mas o Now vai além: você pode pedir lembretes de quando sua banda favorita lançar um álbum novo, ou quando certo ator estrelar um filme. Basicamente, isto combina seus lembretes à busca do Google.

E temos novos cards sobre ingressos que você comprou para filmes e shows; listas de eventos locais; cartões de embarque de voos; e mais. Há ainda os cards de antes, incluindo clima, trânsito e ações.

Você também pode simplesmente dizer “OK Google” (na versão em inglês) para ativar o controle de voz e realizar buscas. O app Pesquisa precisa estar aberto, no entanto, e este recurso funciona apenas no iPhone 4S ou superior.

google search ipad ptbr

Tudo isso é basicamente o que você veria no Android, mesmo que não seja uma experiência tão integrada. Para acessar o Now no iOS, é preciso abrir o app Pesquisa Google, fazer login e deslizar para cima.

Mas tenha em mente que o Now vai obter informações de terceiros e sua localização. (Para evitar que ele ative constantemente o GPS e economizar bateria, vá em Ajustes e desligue isso.) Sem isso, como é que o Google vai saber onde você está e aonde você quer ir?

Baixe o Pesquisa Google, com o Now, aqui: [App Store via The Next Web]