O Google revelou durante a conferência I/O novidades para o Google Now: chamado de Now on Tap, a atualização torna o assistente pessoal do Android mais inteligente ao se integrar a outros apps no celular.

O Google Now soube responder com exatidão o nome verdadeiro do DJ Skrillex quando recebeu a pergunta “Qual é o nome verdadeiro dele?” enquanto uma música do DJ tocava ao fundo. O celular abre o Chrome, escreve a pergunta e obtém uma resposta correta. “Pergunta rápida, resposta rápida”, diz Aparna Chennapragada, diretora de produto do Google Now. “O entendimento da linguagem natural é óbvio ao Now”.



skrillex

O Now on Tap também identifica informações de um email, por exemplo. A diretora abre o email de uma amiga a convidando para assistir ao filme Tomorrowland nos cinemas. Ao segurar o botão Home, o Google Now identifica o nome do filme e oferece links de sinopses e resenhas do filme, além de horários dos cinemas mais próximos.

tomorrowland-final

Outro exemplo de utilização do Now on Tap foi feito com o app Viber: por mensagem de texto, o marido da diretora a convida para jantar fora e pede que ela busque roupas na lavanderia. Ao segurar o botão Home, o Google Now oferece informações do restaurante mencionado na mensagem — horário de funcionamento e telefone — e pergunta se ela gostaria de cadastrar um lembrete para buscar as roupas na lavanderia. Tudo isso ao apertar e segurar o botão Home.

reposado-final

O Google explica em um post como ele funciona:

“Quando você aperta e segura o botão Home, o Google lhe dará opções do que pode lhe ser mais útil no momento. Mas caso precise de algo mais específico, você pode dizer “Ok Google” de qualquer tela, e de qualquer aplicativo. Por exemplo, se você estiver escutando Twenty One Pilots no Spotify, você pode perguntar “Ok Google, quem é cantor principal” e terá uma resposta imediata.”

O Now on Tap será incorporado ao Google Now com o lançamento do Android M, e Chennapragada diz que veremos mais dele nos próximos meses. [GoogleThe Verge]