Há cerca de um ano, o app do Google Now respondia às suas perguntas com uma voz feminina em português. Por algum motivo, essa função foi removida, mas ela está de volta – e com alguns truques na manga.

É que antes, a voz do Google Now só respondia a perguntas diretas, como “quem é o presidente dos EUA” ou “qual é a população da Índia”. Mas agora, ela também fala com você ao realizar comandos – no Android, iOS e web.

Em dezembro, o Google Now para Android passou a entender comandos em português: “abrir [nome do app]”, “me acorde em X minutos”, “lembre-me de [fazer algo] em [dia e horário]” e assim vai – a lista completa de comandos está neste link.

Agora, ao falar um desses comandos, seu Android pode responder de volta para você: “abrindo aplicativo” ou “definindo alarme para 9h24”, por exemplo. O vídeo abaixo, do PontoGeek, mostra o Google Now respondendo com voz a perguntas diretas, como “o que é uma cadeia [de montanhas]” e “onde estou” (comece no ponto 0:30):

No entanto, nem todo comando terá uma resposta com voz: por exemplo, ao definir um lembrete em um Galaxy S5, o Google Now só exibiu a interface em texto para mim.

As respostas com voz em português funcionam em qualquer dispositivo com Android 4.1 ou superior. É recomendável ter uma conexão à internet: há reconhecimento de voz offline no Now, mas não tive muito sucesso em usá-lo, mesmo para comandos locais como “abrir Gmail”.

google search ios ptbr

As respostas por voz também estão disponíveis para iPhone, iPad e iPod Touch: basta abrir o app Pesquisa Google e tocar no botão de microfone. É possível perguntar sobre o clima, esportes e mais – a lista completa de comandos está aqui. O app é compatível com iOS 6.0 ou posterior, e age quase como o Google Now, permitindo definir lembretes e exibindo cards de seu interesse.

E se você estiver no seu laptop ou desktop, pode ouvir respostas por voz falando com o Google: basta acessar google.com.br e clicar no botão de microfone. A busca por voz em português está disponível há um ano, mas só agora responde em alto e bom som.

google-search-voice microfone 2

Em todos os casos, o Chrome entende o contexto das suas perguntas. Por exemplo, se você procurar “Quem é a presidente do Brasil?” e, em seguida, perguntar “Quando ela nasceu?”, o Google vai entender que “ela” é Dilma Rousseff e responder à pergunta usando o Knowledge Graph.

Cansou de todo o falatório? Se você quiser desativar a resposta por voz em todas as buscas, é possível:

  • no Android, vá em Menu > Configurações > Voz > Saída de voz e escolha “Desativado”;
  • no iOS, abra o app do Google, toque no ícone de roda dentada, depois em “Pesquisa por voz” e, ao lado de “Falar as respostas”, toque em “Desativado”;
  • na web, clique no ícone da roda dentada, depois em “Configurações da pesquisa” e desça até a seção “Respostas faladas”. Lá, escolha a opção “Mostrar somente texto”.

[Valeu, Matheus Vinicius!]

Atualizado em 11h50