O Google cortou os preços de armazenamento do Gmail e Picasa, oferecendo mais espaço para seus e-mails e fotos por menos: agora, por 5 dólares ao ano, você leva 20 GB de espaço online. O possível serviço de armazenamento de arquivos na nuvem do Google, o GDrive, permanece um rumor, mas parece mais próximo de se tornar realidade.

O que impressiona é que o Google oferece até 16 terabytes de espaço — uma insanidade, até porque é espaço apenas para e-mails (com anexos de até 25MB) e para fotos. Mas temos que admirar a nerdice do Google em colocar preços: para os múltiplos de terabytes, os preços são potências do número dois: 1TB custa 256 dólares, 2TB custam 512 verdinhas, 4TB custam 1024 dólares, e assim vai — sistema binário!

Mas o que significa esse corte de preços? O Google está próximo de lançar o GDrive? É possível, dado que o Chrome OS, futuro sistema operacional do Google voltado para netbooks, será bastante voltado para a nuvem — é uma forma do Google ganhar dinheiro com isso. [Official Gmail Blog via Lifehacker]