Em uma história muito, uhm, familiar, o Google aparentemente perdeu o Nexus 4 em um bar no mês passado. Sim, o mesmo LG Nexus que esperamos ser revelado em breve.

O aparelho foi perdido no bar 500 Club, em San Francisco (EUA). Ele foi encontrado pelo barman Jamin Barton. O aparelho estava bloqueado e não tinha chip SIM. Na traseira, havia um logotipo do Google e um adesivo bem explícito: “não está à venda”.

Quando Barton mostrou o aparelho para um cliente já conhecido que manjava de tecnologia, ele percebeu imediatamente que era o próximo Nexus e entrou em contato com o Google. A empresa prontamente se apavorou e começou uma perseguição épica, que parecia coisa de cinema.

O Google enviou Brian Katz, gerente de investigações globais e inteligência da empresa – descrito como “agressivo” e semelhante a “militar” – para recuperar o aparelho. A Wired diz:

Barton diz que, quando Katz ia em alta velocidade rumo ao norte do Mission District, ele já havia concordado em entregar o telefone para o Google no dia seguinte, ao meio-dia, com a única condição de que o cara que pegaria o aparelho provasse que realmente era do Google. “O que eu ia fazer, procurar o cara com uma camisa do Google? Como é que eu sei que esse cara não trabalha para a Apple?”

Houve um jogo de gato-e-rato porque Barton evitava Katz: o executivo do Google se recusava a admitir que trabalhava para a empresa. Mas no final, o Google pegou seu aparelho de volta: “a única coisa que realmente me convenceu foi o desespero dele”, diz o barman. Duas semanas depois, o Nexus 4 vazou em um site da Bielorrússia.

O Google ofereceu a Barton um smartphone gratuito para não falar nada sobre o episódio constrangedor, mas felizmente ele recusou, então nós temos mais outra história de “telefone perdido no bar” para contar. Leia toda a situação – e veja mais fotos do Nexus 4 – no link a seguir: [Wired]