_Google

Google atualiza personalização de anúncios e nos lembra de que é possível desativar isso

O Google, aparentemente ciente de que as pessoas estão nervosas com o quanto as redes de anúncios sabem sobre nós, anunciou nesta quinta-feira (14) que está refinando a maneira como permite que você controle quais propagandas você vê. A empresa atualizou sua página de Personalização de anúncios e, no processo, gentilmente nos lembrou de que […]

O Google, aparentemente ciente de que as pessoas estão nervosas com o quanto as redes de anúncios sabem sobre nós, anunciou nesta quinta-feira (14) que está refinando a maneira como permite que você controle quais propagandas você vê. A empresa atualizou sua página de Personalização de anúncios e, no processo, gentilmente nos lembrou de que é fácil desligar de uma vez os anúncios personalizados.

Se você atualmente tem o recurso de personalização de anúncios ligado, a nova página de Configurações de anúncios do Google deverá incluir uma lista de tópicos e categorias que o Google está potencialmente usando para lhe oferecer anúncios.

Google Pay é a nova carteira virtual do Google para pagamentos físicos e online
Celulares velhos e tecnologia do Google estão ajudando a combater desmatamento no Brasil

Pessoalmente, algumas das minhas categorias estavam levemente equivocadas. Sim, eu acabei de comprar um cacto (e fui ligado à Casa e Jardinagem), mas eu não tenho um filho (Paternidade). Eu amo Ariana Grande (Música Pop), mas não acho que esteja prestes a fazer qualquer tipo de grande investimento pessoal no momento (Investimentos). Portanto, embora não seja completamente preciso, o Google ilustrou uma representação boa dos meus hábitos de consumo em geral.

O Google também está atualizando seus links de “Por que esse anúncio?”, escreveu o gerente de produto da empresa, Lurand Pierre-Paul, em um blog post nesta quinta: “O Google ampliou consideravelmente a cobertura desse recurso: a partir de hoje, você vai ver avisos Por que esse anúncio? em todos os nossos serviços que exibem Google Ads – tais como propagandas no YouTube (incluindo o app do YouTube em televisões com conexão), Google Play, Gmail, Google Maps e na Busca. Esse recurso também passa a abarcar quase todos os sites que têm parcerias com o Google para mostrar propaganda”.

Basicamente, onde quer que você veja um anúncio do Google online, agora você poderá descobrir especificamente por que aquele anúncio visou você.

A atualização do Google é um bom lembrete para desligarmos anúncios direcionados se preferirmos que nenhuma empresa nos vise tão precisamente quanto o Google permite. Você pode ver suas configurações atuais aqui. Se tiver várias contas do Google, você precisará ajustar cada uma delas.

Porém, se você, por alguma razão, anseia pelo abraço frio de anúncios aparentemente oniscientes e onipresentes, não clique em nada e só aproveite.

[Google Blog]

Imagem do topo: Getty

Sair da versão mobile