_Google

Google responde a mais vazamentos e confirma que Pixel 4 terá radar Soli para reconhecimento de gestos

No mês passado, o Google respondeu a um vazamento de imagens de seu próximo celular, o Pixel 4, divulgando imagens oficiais. Hoje, a empresa repetiu a estratégia: depois de outros vazamentos sugerirem que a borda superior da frente do aparelho teria espaço para um “componente misterioso”, a gigante da tecnologia deu o gabarito e mostrou […]

Foto do Pixel 4. Imagem revela um aparelho preto retangular com um pequeno quadrado no canto superior esquerdo da traseira. Nesse quadrado cabe mais de uma câmera.

Google

No mês passado, o Google respondeu a um vazamento de imagens de seu próximo celular, o Pixel 4, divulgando imagens oficiais. Hoje, a empresa repetiu a estratégia: depois de outros vazamentos sugerirem que a borda superior da frente do aparelho teria espaço para um “componente misterioso”, a gigante da tecnologia deu o gabarito e mostrou tudo que vai ter ali, incluindo um radar para identificar gestos.

A grande novidade é que, confirmando rumores, o smartphone contará com um minúsculo radar Soli, que permitirá controle por gestos. De acordo com o comunicado do Google, o Soli é realmente um radar como os usados para detectar aviões e outros grandes objetos. O departamento de projetos e tecnologia avançados (ATAP) da empresa conseguiu miniaturizar o sensor e colocá-lo em um smartphone.

Segundo o Google, o Soli será usado principalmente para duas coisas: reconhecimento de gestos e desbloqueio por identificação facial. O primeiro ganhou até um videozinho de teaser com uma pessoa abanando as mãos na frente do telefone para trocar de música. O vídeo também traz o aviso, em letrinhas pequenas, de que o Motion Sense pode não estar disponível em todos os países em que o Pixel é vendido.

https://youtu.be/KnRbXWojW7c

Usar gestos para controlar o celular sem precisar tocar na tela não chega a ser uma novidade. O LG G8S ThinQ, lançado semana passada no Brasil, também conta com um recurso desse tipo. O método usado por ele, no entanto, é diferente: uma câmera infravermelho reconhece as veias da palma da mão e um software entende o que você está querendo fazer. Eu usei um pouco na ocasião e achei meio difícil de usar.

Com relação ao reconhecimento facial, o Google diz que o Soli percebe que você está se aproximando do smartphone e já adianta os processos de identificar o seu rosto para que o processo de destravar seja mais direto. E, como privacidade virou um diferencial de luxo, a empresa promete que os dados de identificação são processados localmente, armazenados no chip específico de segurança e não ligados aos outros dados da sua conta do Google.

Os aparelhos Pixel costumam ser lançados no meio do segundo semestre. Ao que tudo indica, o Google vai liberar as informações de pouquinho em pouquinho até lá.

[Google]

Sair da versão mobile