_Google

Google Play agora aceita cartão de crédito nacional; débito e vale-presente virão em breve

Hoje, o Google começou a liberar o pagamento na Play Store com cartão de crédito nacional. Isso chegará a todos os usuários nas próximas semanas.

Hoje, o Google começou a liberar o pagamento na Play Store com cartão de crédito nacional. Isso ainda não está disponível para todo mundo, e chegará a todos os usuários “nas próximas semanas” – mas você já pode se preparar.

Para cadastrar seu cartão de crédito nacional, a forma mais direta é a seguinte:

Também é possível fazer isso direto na Play Store: escolha um item pago, clique em Comprar e preencha seus dados no formulário.

Note, no entanto, que talvez você ainda não consiga usar seu cartão de crédito nacional; mas quando isso for disponibilizado, você já estará pronto para gastar.

Então você poderá adquirir apps pagos, comprar livros e alugar filmes, por exemplo. O serviço de streaming do Google Música – hoje restrito a clientes da Samsung – será aberto para todos até dezembro, e também aceitará cartão nacional.

Débito e vale-presente

E se você não tem cartão de crédito, calma: o pagamento via débito virá em breve. Segundo a Folha de S. Paulo, o Google aceitará outros métodos de pagamento no Brasil, começando por cartão de débito. Ainda não há prazo para isso acontecer, no entanto.

Os novos termos do Google Wallet também mencionam vale-presente, que permite inserir créditos comprando cartões de recarga em lojas e supermercados. Você então usa esses créditos para adquirir apps, músicas e mais. O Google lançou vales-presente para a Play Store em 2012 nos EUA.

“Os Vales Presente estarão disponíveis unicamente em lojas contratadas pelo Google ou por seus distribuidores autorizados”, dizem os termos de serviço. O Google ainda não anunciou oficialmente a novidade para o Brasil – ou seja, ainda não há prazo para ver este vale-presente nas lojas.

Valores em reais

Há cerca de um ano, o Google deixou de aceitar pagamentos em real na Play Store, porque a compra era feita em servidores americanos, e os maiores bancos brasileiros – Itaú, Bradesco e Santander – não aceitam mais pagamentos em real feitos no exterior.

Sim, a loja exibe valores em real, mas seu cartão de crédito é sempre cobrado em outra moeda (dólares, euros etc.):

Isso deve mudar a partir de hoje: mesmo que você use cartão de crédito internacional, o valor será pago em reais, protegendo você de flutuações cambiais e do IOF.

A Amazon Brasil sempre aceitou cartão de crédito nacional e, desde novembro de 2013, permite usá-lo para comprar apps Android em sua Appstore. Felizmente, o Google enfim oferece o mesmo. [Folha via Tecnoblog]

Sair da versão mobile