Há muita coisa a ser revelada no evento Google I/O que acontece nesta quarta-feira (15). Uma das novidades que esperamos é uma central de jogos para Android, e parece que o Android Police teve acesso antecipado a ela.

Chamado Google Play Games, o app coloca um ícone de joystick verde no seu launcher e promete oferecer partidas multiplayer, leaderboards, conquistas – além de guardar na nuvem o seu avanço em cada jogo.

O Android Police diz que, por enquanto, só é possível acessar as opções do Play Games, que incluem ativar notificações de jogos e de jogadores. E claro, o perfil de cada jogador será um perfil do Google+. Aparentemente, será possível bater papo enquanto você joga.

Também há pistas para “saves” de jogos a serem armazenados na nuvem; jogos multiplayer onde o Play Games escolhe automaticamente um oponente para você; conquistas/achievements; além de uma lista com as melhores pontuações em cada jogo.

Tudo isso lembra o que é feito pelo Game Center no iOS e Games Hub no Windows Phone, mas enfim parece que o Android ganhará um equivalente embutido no sistema – há alternativas como o OpenFeint, mas nada supera uma função nativa que não requer cadastro adicional. O Play Games deve ser lançado no Google I/O ainda esta semana. [Android Police via Engadget via The Verge]